domingo, 13 de abril de 2008

O Domingo

O Domingo IV da Páscoa é na Igreja a jornada de oração pelas vocações.
No Evangelho deste Domingo escutamos o Bom Pastor, declarando: Eu sou a porta! Dispunhamo-nos a passar pela Porta e peçamos-Lhe mais sacerdotes para a sua Igreja.
Jesus disse: Eu sou o caminho; e disse também: Eu sou a porta! Esta última palavra escutámo-la neste Domingo, o Domingo do Bom Pastor, dedicado à oração pelas vocações.
A porta e o caminho são símbolos bíblicos que significam muito mais do que poderia parecer à primeira vista. São imagens que remetem para valores morais e para comportamentos determinados e exigentes. É por isso que Jesus afirma: Eu sou a porta!
O que Jesus quer dizer é: eu sou o modelo que deve ser imitado; eu sou o exemplo claro que deve ser seguido por quem quer entrar no meu rebanho. Quem se ocupar a copiar outro modelo, isto é, aquele que entrar por outra porta, não é dos meus, é um ladrão, um bandido ou um salteador. Ao expressar-se assim, Jesus deixou muito claramente dito quem são os verdadeiros pastores: aqueles que se identificam com Jesus, o nosso Bom Pastor. Os que são como Jesus são verdadeiros; os que não se lhe assemelham são falsos, são mercenários que apenas buscam o proveito próprio e jamais o bem do rebanho.
«Eu sou a porta.» As palavras de Jesus eram simples e claras, mas os seus ouvintes não as entendiam claramente. Por isso Jesus é paciente connosco e com eles, com aqueles que tardam em compreender que as ovelhas reconhecem bem a voz do seu pastor e rejeitam a dos bandidos.
É claro que as ovelhas ouvem e ouvem bem, tão bem que sabem distinguir a voz do engano e da mentira, da voz da verdade. E a esses não os seguem (embora falem palavras mais fáceis).
Pelo contrário, a Cristo, Bom Pastor, as ovelhas reconhecem-n’O pela voz e seguem-n’O. Ele caminha à frente do rebanho, como guia; e jamais se coloca atrás, porque não tem que as perseguir. Condu-las docemente, jamais com pedradas e com gritos ou com o auxílio de cães que lhes mordam as canelas. Vai à sua frente demarcando-lhes o caminhar com os seus passos e fazendo com que o caminho seja um caminho de salvação transitável e andadeiro.
Com razão se diz muitas vezes nos evangelhos que os discípulos e as multidões seguiam Jesus. É que em boa verdade, tinha sido Jesus quem os escolhera, dizendo-lhes: Vinde e vede!, ou segui-Me e vede!
Caminhar diante das ovelhas ou dos discípulos é uma maneira prática de lhes ensinar a maneira de caminhar. Vê-l’O a caminhar é interiorizar a melhor maneira de caminharmos. Percorrer os mesmos caminhos que Ele percorreu, é seguir pelos atalhos da abnegação e do serviço, do esforço e da entrega. É ir pelo caminho do amor e da lealdade, tantas vezes difícil de percorrer, tão difícil de seguir como se fora uma terrível montanha que escalar.
Entrar pela porta aberta que é Cristo é empapar‑se dos seus sentimentos e das suas atitudes, é, sem mais, viver os valores do Evangelho.
No coração de cada discípulo de Jesus deve habitar o mesmo amor, e o mesmo cuidado em amar como Ele amava; em acolher como Ele acolhia; em ser generoso como Ele era generoso; em ter a porta aberta como Ele sempre teve a porta aberta para os pecadores e os transviados!
Neste Domingo IV da Páscoa a Igreja de Jesus celebra a Jornada Mundial de Oração pelas Vocações. O lema deste ano é «As vocações ao serviço da Igreja-missão».
As vocações ao sacerdócio e à Vida Consagrada só nascem em terrenos que andem bem cuidados. Não nos deveríamos permitir viver descansadamente encerrados, antes, em nós, deveria acender-se o fogo ardente pela missão.
A vocação é um dom de Deus. É por isso que neste domingo, especialmente neste domingo, nós nos dirigimos ao Pai para Lhe pedir que surjam novas vocações que saibam compreender e enfrentar os novos desafios do nosso mundo. Havemos de confiar que Deus continuará chamando e enviando à sua Igreja novas formas de a servir e de a cuidar, isto é, novas formas de O seguir.
À Igreja pede-se também que seja casa de santidade, com uma porta grande e aberta para que todos possam entrar ao encontro do Bom Pastor!
Senhor Jesus, Bom Pastor da Igreja,
guia as nossas vidas, leva-nos pela mão.
Segue à nossa frente
que nós não nos afastaremos de Ti,
pois conhecemos bem a tua voz
e que só em Ti alcançaremos a vida
e vida em abundância.
Amen.



Chama nº 668 - 13 Abril 2008

Sem comentários: