sábado, 12 de julho de 2008

O CARMO E AS MISSÕES

Santa Teresa de Jesus, nossa Mãe e Fundadora, teve uma especial predilecção pela actividade missionária, tendo chegado a afirmar que mil vidas daria para salvar uma só alma das muitas que se perdiam nas Índias (América do Sul)
Ainda em vida teve a alegira de ver partir para África a primeira expedição missionária do Carmelo Descalço, que infelizmente não chegou ao seu destino, porque a embarcação naufragou e faleceram todos os religosos. Outras expedições se seguiram até que os carmelitas aportassem no Reino Congo (actual estado de Angola), onde permaneceram por longos anos.
Após a extinção das Ordens Religiosas em Portugal, também a nossa presença na então Africa Portuguesa se extinguiu até que na década de sessenta do século passado, partiram de Aveiro os primeiros misionários, que a nossa província enviou para o Limpopo (Moçambique), presença, essa, que se manteve mesmo depois da indepência daquele país.
Também há dois anos a nossa comunidade de Aveiro, que conta com dois pequenos grupos missionários, enviou para aquele país uma réplica da imagem de Nossa Senhora do Carmo que no século XX os carmelitas levaram para aquela missão.
A nossa Província continua a colaborar com as missões em Moçambique, concretamente com a Missão de São Roque, perto do Maputo, apadrinhando algumas crianças. Para continuar com essa ajuda as Edições Carmelo editram um CD duplo, com textos da Beata Isabel da Trindade e música do nosso estudante de Teologia, Fr. João Rego.
Isabel da Trindade encontrou um tesouro, descobriu dentro do seu coração urna riqueza tão grande, que não se cansará de anunciar esse segredo àqueles que ama. Este cd quer ser uma ajuda à procura desse tesouro escondido, a deixarmo-nos amar, até encontrarmos como ela "o Céu na terra", a nossa morada, o Amor. O amplo conjunto de cânticos que vos são oferecidos pretende ser sobretudo uma ajuda à oração e ao trabalho pastoral.O lucro da venda deste cd reverte a favor das missões
O mesmo pode ser adquirido na sacristia.

Sem comentários: