sábado, 7 de março de 2009

PROCISSÃO DOS PASSOS

No segundo Domingo da Quaresma, realiza-se, todos os anos, a Procissão dos Passos da Irmandade do Senhor Jesus dos Passos, erecta nesta nossa Igreja do Carmo.
Ao longo dos anos os zelosos membros da Mesa da Direcção têm-se esforçado por manter viva esta tradição, e preservar o brilho que a mesma foi adquirindo, o que é de louvar, pelo que também lhe devemos mostrar a nossa gratidão, pelo bom desempenho no seu ministério, que se traduz igualmente numa forma de apostolado.
De facto, esta secular Procissão (sim, já tem vários séculos), foi instituída para fomentar a devoção ao Senhor dos Passos.
Aqui deixamos um artigo dos seus estatutos:
Art. 3.º - Em ordem à consecução dos seus fins, e na fidelidade à doutrina da Igreja e à sua plena integração pastoral na comunidade eclesial e na Diocese, a Irmandade procurará:
a) Promover a formação cristã dos irmãos, através de encontros, palestras e de outras iniciativas que visem o aprofundamento da fé, o espírito de oração, o crescimento na caridade e a corresponsabilidade eclesial;
b) Fomentar uma especial devoção ao Senhor dos Passos;
c) participar na transladação de Nossa Senhora da Soledade e na Procissão do Senhor dos Passos, na Festa da Exaltação da Santa Cruz e viver o Mistério da Cruz participando na Quaresma na devoção da Via Sacra e, se possível, nas celebrações da Semana Santa;
Colaborar, em união com outros organismos pastorais, no anúncio do Evangelho, segundo as orientações da Diocese e da Igreja;
e) Ser, como verdadeira Irmandade - associação de Irmãos - um elemento de união e comunhão, não apenas entre os seus associados, mas também entre todos os membros da Comunidade.
A Irmandade do Senhor Jesus dos Passos, além de sufragar os irmãos, na missa das 10h.00, durante a Quaresma, igualmente, manda celebrar uma missa em Novembo, mês das Almas, pelos irmãos falecidos.

Sem comentários: