segunda-feira, 20 de julho de 2009

BELEZA DO CARMELO

O Carmo, em Julho, converte-se num jardim, no Jardim de Deus, ou na Vinha de Deus como quer dizer o a palavra "Carmelo".
Um pouco por toda a parte a invocação de Nossa Senhora do Carmo torna-se mais presente, onde os devotos do Escapulário exteriorizam o seu amor à Mãe de Deus.
Também a nossa comunidade do Carmo de Aveiro, mais uma vez soube honra com dignidade Nossa Senhora do Carmo.
Fê-lo durante a Novena, com a participação de diversos grupos apostólico e mostrou-o na grandiosa Procissão em Honra de Nossa Senhora do Carmo realizada na noite do dia 11 de Julho.
Este ano integraram a procissão nove andores: o de Nossa Senhora do Carmo levado aos ombros pelos soldados da Guarda Nacional Republicana, de quem também é Padroeira, o do Menino Jesus de Praga, o de São João da Cruz, o de Santa Teresa do Menino Jesus, o de São Rafael de São José Kalinowsky, o do Beato Redento da Cruz, o da Bem-aventurada Isabel da Trindade, o do Beato Isidoro Bakanja, de quem estamos a celebrar o centenário da sua morte e o do São Nuno Álvares Pereira, que este ano foi canonizado, que veio da comunidade de Lombomeão da Paróquia de Vagos.
A procissão foi abrilhantada pelos acordes da Banda de Música de Pessegueiro do Vouga.
No dia litúrgico da Solenidade de Nossa Senhora do Carmo, 16 de Julho, houve a concelebração Eucarística presidida pelo Frei Silvino tendo diaconado o António Machado que no dia 12 de Julho fora ordenado nesse ministério. A Ele coube fazer a homília, que foi introduzida pelo Frei Silvino, e ele, como bom carmelita, ao estilo dos nossos Santos, cingiu-se a declamar, (ou seria ler?) um poema que para esse fim tinha escrito.
A celebração terminou com a Procissão do Silêncio, até ao adro, acompanhando o andor de Nossa Senhora do Carmo, onde se deu a bênção.

Sem comentários: