sexta-feira, 10 de julho de 2009

MÃE DO ESCAPULÁRIO E ESTRELA DO MAR

Nossa Senhora do Carmo é também conhecida como estrela do mar. Quando os Turcos invadiram o Monte Carmelo, obrigando os Carmelitas a deixarem aquelas paragens, segundo uma antiga tradição, enquanto os religiosos cantavam a Salve Regina, apareceu-lhes Nossa Senhora e Ela mesma prometeu ser para eles Estrela do Mar.

Eram outros tempos! Talvez hoje nos possa parecer fanatismo ou integralismo! É assim que o fazem os novos "historiadores", que outra coisa não são que interpretes da factologia quando olham para as cruzados. Para eles, que fazem leituras desenraizadas da história, dos ambientes que então se viviam e da mentalidade de então, as Cruzadas são um dos maiores pecados da História e da Igreja.
Temos que ser compreensivos e indulgentes, mas ler a História fora do seu contexto é maior aberração que os pseudo-historiadores, infelizmente, têm vindo a cometer, mas por estranho que pareça, ou talvez não, costumam fazê-lo em relação à Igreja Católica, e digo Católica porque outras Igrejas Cristãs estão há muito tempo por eles indulgenciados!
Quando se ama, não há medos nem temores! Assim os cristãos de então, porque tinham um predilecção pelos lugares onde Jesus viveu, e anunciou o Evangelho, pelos locais onde foi preso, condenado, morto e ressuscitou, os denominados "Lugares Santos", quando os mesmos foram ocupados pelos Turcos, que impediam a visita de cristãos, movidos pelos sentimentos mais puros, e não nego que houvesse outros interesses comerciais e económicos, respondendo aos apelos do Papa, de Bispos, Reis e Príncipes mobilizaram-se para reconquistar aqueles lugares que tão queridos eram aos cristãos.
Quando em 1191 Ricardo I reconquista a Terra Santa, um sem número de cristãos, esquecendo a Europa fixam-se nos Lugares Santos, sobretudo em locais de tradição bíblica. O Monte Carmelo com o seu silêncio, as suas águas vivas, o encanto da vegetação, a vista deliciosa sobre o mar, a solidão que apelava para Deus atraíra muitos desses homens para a beleza deste Monte.
Recordavam-se daquela frase do profeta Jeremias que dizia: «Levar-vos-ei ao Carmo onde saboreareis os seus deliciosos frutos». Recordavam-se do profeta Elias e da nuvenzinha pequenina e frágil que ele vira subir do mar, como símbolo de Maria. E resolveram construir uma capela em honra de Nossa Senhora que passou a ser conhecida, desde o início, como a Senhora do Carmo, e assim nasceu a ordem do Carmo que buscando como modelo de vida o Profeta Elias, procuravam imitar Maria na escuta da Palavra de Deus e na contemplação.
Mas aquela deleitosa vida não durou muito pois mais uma vez o Monte Carmelo é reconquistado pelos Turcos e os Carmelitas têm de regressar à Europa, da qual um dia partiram.
No ano de 1251, já na Europa, a família do Carmo, é alvo de perseguições de várias proveniências, de dentro e fora da Igreja. S. Simão Stock, VI Geral da Ordem, reza com todos os carmelitas a Maria para que ela lhes acuda.
No dia 16 de Julho, enquanto o Geral reza a oração do Flos Carmeli, vê a Virgem que o anima e lhe promete ajuda, enquanto lhe entrega o Escapulário do Carmo, convidando todos a usá-lo para terem a sua protecção. A partir desta data a devoção à Mãe e Irmã dos carmelitas aumentou dentro e fora da Ordem.
Mas Nossa Senhora do Carmo também é invocada como a Estrela do Mar.
Muito antes de haver faróis e radares, e muito menos os modernos meios de comunição, os marinheiros guiavam-se pelas estrelas para fazer o seu longo caminho no vasto, e por vezes perigoso, oceano. Daí a analogia com a Virgem Maria que, como Estrela do Mar, nos guia pelas difíceis e tormentosas águas da vida para o "porto seguro" que é Cristo.
Quando os Turcos invadiram o Monte Carmelo, obrigando os Carmelitas a deixarem aquelas frondosas paragens, segundo uma antiga tradição, enquanto os religiosos cantavam a Salve Regina, em sinal de despedida daqueles lugares para eles tão santos e queridos, apareceu-lhes Nossa Senhora do Carmo e Ela mesma prometeu ser para eles Estrela do Mar. Isto é, Ela será a Estrela que nos guiará ao Porto da Salvação, o autêntico Monte Carmelo.


Chama nº 721 I 12 Julho ‘09

Sem comentários: