segunda-feira, 20 de julho de 2009

BELEZA DO CARMELO

O Carmo, em Julho, converte-se num jardim, no Jardim de Deus, ou na Vinha de Deus como quer dizer o a palavra "Carmelo".
Um pouco por toda a parte a invocação de Nossa Senhora do Carmo torna-se mais presente, onde os devotos do Escapulário exteriorizam o seu amor à Mãe de Deus.
Também a nossa comunidade do Carmo de Aveiro, mais uma vez soube honra com dignidade Nossa Senhora do Carmo.
Fê-lo durante a Novena, com a participação de diversos grupos apostólico e mostrou-o na grandiosa Procissão em Honra de Nossa Senhora do Carmo realizada na noite do dia 11 de Julho.
Este ano integraram a procissão nove andores: o de Nossa Senhora do Carmo levado aos ombros pelos soldados da Guarda Nacional Republicana, de quem também é Padroeira, o do Menino Jesus de Praga, o de São João da Cruz, o de Santa Teresa do Menino Jesus, o de São Rafael de São José Kalinowsky, o do Beato Redento da Cruz, o da Bem-aventurada Isabel da Trindade, o do Beato Isidoro Bakanja, de quem estamos a celebrar o centenário da sua morte e o do São Nuno Álvares Pereira, que este ano foi canonizado, que veio da comunidade de Lombomeão da Paróquia de Vagos.
A procissão foi abrilhantada pelos acordes da Banda de Música de Pessegueiro do Vouga.
No dia litúrgico da Solenidade de Nossa Senhora do Carmo, 16 de Julho, houve a concelebração Eucarística presidida pelo Frei Silvino tendo diaconado o António Machado que no dia 12 de Julho fora ordenado nesse ministério. A Ele coube fazer a homília, que foi introduzida pelo Frei Silvino, e ele, como bom carmelita, ao estilo dos nossos Santos, cingiu-se a declamar, (ou seria ler?) um poema que para esse fim tinha escrito.
A celebração terminou com a Procissão do Silêncio, até ao adro, acompanhando o andor de Nossa Senhora do Carmo, onde se deu a bênção.

domingo, 19 de julho de 2009

AVISOS

SEGUNDA I 20
Santo Elias, Profeta. É o Pai ideal dos Carmelits (Festa)

QUARTA I 22
Santa Maria Madalena, Discípula de Jesus (MO)

QUINTA I 23
Santa Brígida , Religosa, Padroeira da Europa (Festa)

SEXTA I 24
Bem-aventuradas Mártires de Guadalajara, religiosas (MF)

SÁBADO I 25
São Tiago, Apóstolo (Festa)

DOMINGO I 26
Celebramos neste Domingo o Dia dos Avós
O ofertório para o fundo missionário carmelitano, rezado no segundo Domingo de Julho rendeu €622,00.

sexta-feira, 10 de julho de 2009

AVISOS

SEGUNDA I 13
Santa Teresa de Jesus dos Andes, religiosa (MO)

QUARTA I15
São Boaventura, Bispo e Doutor da Igreja (MO)

QUINTA I 16
Solenidade de Nossa Senhora do Carmo
08H00: Eucaristia
18H00: Oração Mariana
18H30: Missa Festiva, seguida da Procissão do Silêncio.

SEXTA I 17
Mártires de Compiègne, religiosas (MO)

SÁBADO I 18
Beato Bartolomeu dos Mártires, bispo (MO)
Durante os próximos meses será suprimida, aos domingos, a Oração de Vésperas.

DIA DAS MISSÕES CARMELITANAS

O Domingo, anterior à Solenidade de Nossa Senhora do Carmo, dia 16 de Julho, foi escolhido pela nossa Província de Portugal como o Dia das Missões Carmelitanas.
É certo que actualmente, ao contrário de outros tempos, não longínquos não temos qualquer presença religiosa de carmelitas em terras de Missão. No entanto, como já do conhecimentos de muitos, desde há alguns anos temos vindo a colaborar com a missão de São Roque no Maputo, não só economicamente, mas também com o envio de alguns leigos, dos quais podemos lembrar a Dra. Laura Vaz que desde há alguns meses se encontra a trabalhar com as crianças daquela missão.
Apesar da nossa presença ser reduzida nos dias de hoje no campo missionário a Província de Nossa Senhora do Carmo de Portugal, em colaboração com o governo da Ordem e com outras províncias tem em m mente, e em mão, alguns projectos missionários
De momento a nossa Província esta a pagar a formação do Prabesh Jacob e Antony Simston Livera, dois estudantes indianos, da província de Kerala Sul, com vista a fundar uma missão em Moçambique, do Nuno Pereira e do Noé Danilo Aleixo Martins, dois estudantes timorenses com vista a fundar em Timor Leste, do Daniel Jorge Sachipangue, um estudante do Huambo, (Angola), esperando que assim os Carmelitas Descalços regressem a Angola, onde durante séculos marcaram a sua presença.
Neste Dias das Missões Carmelitanas pretendemos sensibilizar todos os fiéis pela causa missionária, pedir pelas vocações, e também pedir a colaboração monetária de todos a fim de criar um fundo económico para dar sustento a estes projectos, esperando que a curto-médio prazo, essas terras de missão contem com os filhos de Teresa de Jesus e de São João da Cruz, com a bênção protectora do Escapulário de Nossa Senhora do Carmo.

MÃE DO ESCAPULÁRIO E ESTRELA DO MAR

Nossa Senhora do Carmo é também conhecida como estrela do mar. Quando os Turcos invadiram o Monte Carmelo, obrigando os Carmelitas a deixarem aquelas paragens, segundo uma antiga tradição, enquanto os religiosos cantavam a Salve Regina, apareceu-lhes Nossa Senhora e Ela mesma prometeu ser para eles Estrela do Mar.

Eram outros tempos! Talvez hoje nos possa parecer fanatismo ou integralismo! É assim que o fazem os novos "historiadores", que outra coisa não são que interpretes da factologia quando olham para as cruzados. Para eles, que fazem leituras desenraizadas da história, dos ambientes que então se viviam e da mentalidade de então, as Cruzadas são um dos maiores pecados da História e da Igreja.
Temos que ser compreensivos e indulgentes, mas ler a História fora do seu contexto é maior aberração que os pseudo-historiadores, infelizmente, têm vindo a cometer, mas por estranho que pareça, ou talvez não, costumam fazê-lo em relação à Igreja Católica, e digo Católica porque outras Igrejas Cristãs estão há muito tempo por eles indulgenciados!
Quando se ama, não há medos nem temores! Assim os cristãos de então, porque tinham um predilecção pelos lugares onde Jesus viveu, e anunciou o Evangelho, pelos locais onde foi preso, condenado, morto e ressuscitou, os denominados "Lugares Santos", quando os mesmos foram ocupados pelos Turcos, que impediam a visita de cristãos, movidos pelos sentimentos mais puros, e não nego que houvesse outros interesses comerciais e económicos, respondendo aos apelos do Papa, de Bispos, Reis e Príncipes mobilizaram-se para reconquistar aqueles lugares que tão queridos eram aos cristãos.
Quando em 1191 Ricardo I reconquista a Terra Santa, um sem número de cristãos, esquecendo a Europa fixam-se nos Lugares Santos, sobretudo em locais de tradição bíblica. O Monte Carmelo com o seu silêncio, as suas águas vivas, o encanto da vegetação, a vista deliciosa sobre o mar, a solidão que apelava para Deus atraíra muitos desses homens para a beleza deste Monte.
Recordavam-se daquela frase do profeta Jeremias que dizia: «Levar-vos-ei ao Carmo onde saboreareis os seus deliciosos frutos». Recordavam-se do profeta Elias e da nuvenzinha pequenina e frágil que ele vira subir do mar, como símbolo de Maria. E resolveram construir uma capela em honra de Nossa Senhora que passou a ser conhecida, desde o início, como a Senhora do Carmo, e assim nasceu a ordem do Carmo que buscando como modelo de vida o Profeta Elias, procuravam imitar Maria na escuta da Palavra de Deus e na contemplação.
Mas aquela deleitosa vida não durou muito pois mais uma vez o Monte Carmelo é reconquistado pelos Turcos e os Carmelitas têm de regressar à Europa, da qual um dia partiram.
No ano de 1251, já na Europa, a família do Carmo, é alvo de perseguições de várias proveniências, de dentro e fora da Igreja. S. Simão Stock, VI Geral da Ordem, reza com todos os carmelitas a Maria para que ela lhes acuda.
No dia 16 de Julho, enquanto o Geral reza a oração do Flos Carmeli, vê a Virgem que o anima e lhe promete ajuda, enquanto lhe entrega o Escapulário do Carmo, convidando todos a usá-lo para terem a sua protecção. A partir desta data a devoção à Mãe e Irmã dos carmelitas aumentou dentro e fora da Ordem.
Mas Nossa Senhora do Carmo também é invocada como a Estrela do Mar.
Muito antes de haver faróis e radares, e muito menos os modernos meios de comunição, os marinheiros guiavam-se pelas estrelas para fazer o seu longo caminho no vasto, e por vezes perigoso, oceano. Daí a analogia com a Virgem Maria que, como Estrela do Mar, nos guia pelas difíceis e tormentosas águas da vida para o "porto seguro" que é Cristo.
Quando os Turcos invadiram o Monte Carmelo, obrigando os Carmelitas a deixarem aquelas frondosas paragens, segundo uma antiga tradição, enquanto os religiosos cantavam a Salve Regina, em sinal de despedida daqueles lugares para eles tão santos e queridos, apareceu-lhes Nossa Senhora do Carmo e Ela mesma prometeu ser para eles Estrela do Mar. Isto é, Ela será a Estrela que nos guiará ao Porto da Salvação, o autêntico Monte Carmelo.


Chama nº 721 I 12 Julho ‘09

sábado, 4 de julho de 2009

AVISOS

SEGUNDA I 06
Santa Maria Goretti (MF)

SEXTA I 10
Defuntos da Ordem
Nas missas deste dia, quer de manhã quer à noite, rezaremos por todos os defuntos que de alguma maneira se sentem unidos à nossa família religiosa.

SÁBADO I 11
São Bento, monge e Padroeiro da Europa (Festa)
» 17H.00 : Bênção das Crianças
» 21H.00 : Oração da Coroa de nossa Senhora - Procissão em honra de Nossa Senhora do Carmo

DOMINGO I 12
Dia de Oração pelas Missões Carmelitanas.
O ofertório das missas deste fim de semana destina-se a finaanciar os projectos missionários da nossa Província.
» 10h.00: Eucaristia
» 11h.30: Eucaristia
» 18H.00: Oração Marina
» 18H.30: Eucaristia.


Lembramos a todos os irmãos da Confraria de Nossa Senhora do Carmo que devem usar o Escapulário grande nas cerimónias da Novena.

Chama nº 720 I 05 JULHO ‘09

COMENTÁRIO

"O bom filho sempre a casa regressa". Este ditado bem se podia aplicar ao trecho do Evangelho que hoje escutamos. A fama de Jesus já não se confinava a Cafarnaum, cidade escolhida pelo Mestre como "quartel-general" de onde partia e à qual regressava, após as incursões pelas cidades e aldeias da Galileia, e na qual realizara vários milagres.
Não sabemos se eram saudades da terra, ou tomada de consciência de que a Boa Nova também devia ser anunciada em Nazaré, mas o que é certo é que um dia Jesus, acompanhados pelos discípulos, foi até àquela cidade. Entretanto, chegara o sábado, e como era seu costume foi à sinagoga, e aí começou a ensinar.
Se antes a sua pregação tinha entusiasmado os seus numerosos ouvintes, por onde passara, outra coisa não seria de esperar deste seu já conhecido auditório! E, assim aconteceu! Mas, aqueles que O tinham visto crescer, os conterrâneos com quem tinha brincado em criança, os velhos que lhe tinham contado tantas histórias, não queriam acredita naquilo que ouviam, e nos prodigiosos milagres que realizava. Não sabiam donde lhe vinha tanta sabedoria, e, para cúmulo até conheciam as suas origens humildes e os seus parentes continuavam a viver a seu lado. Por isso, não admira que ficassem perplexos e começassem a ter os mais díspares pensamentos no seu íntimo.
E, é isso que também preocupa Jesus, pois denota a falta de fé daquela gente que O dizia conhecer e a quem Jesus pensava, também, conhecer! Por isso lamenta-se: "Um profeta só é desprezado na sua terra, entre os seus parentes e em sua casa".
A atitude dos nazarenos faz-nos meditar nas palavras do prólogo do Evangelho de São João: "A luz veio ao mundo, mas os seus não a receberam, porque preferiram viver nas trevas!".
Não acontecerá hoje o mesmo a nós que no dizemos cristãos?

Chama nº 720 I 05 JULHo ‘09

FESTAS DE NOSSA SENHORA DO CARMO

PROGRAMA 2009


04 Julho I SÁBADO
[Início da Novena de Nossa Senhora do Carmo]
* Peregrinação Carmelitana a Fátima
* 18H.00: Oração Mariana [Carmelitas Seculares]
* 18H.30: Eucaristia

05 Julho I DOMINGO
* 10h.00 - Eucaristia
* 11h.30 - Eucaristia
* 18h.00 - Oração Mariana
[Confraria de Nossa Senhora do Carmo]
* 18.30 - Eucaristia


06 Julho I SEGUNDA-FEIRA
* 8h.00 - Eucaristia
* 21h.00 - Oração Mariana
[Grupo Adoramus Te]
* 21h.30 Eucaristia


07 Julho I TERÇA-FEIRA
* 8h.00 - Eucaristia
* 21h.00 - Oração Mariana
[Coro Cântico Espiritual, Coro Lauda Carmeli e Coro Aurora da Manhã]
* 21h.30 Eucaristia


08 Julho I QUARTA-FEIRA
* 8h.00 - Eucaristia
* 21h.00 - Oração Mariana
[Zeladoras dos Altares, e Grupo de Liturgia]
* 21h.30 Eucaristia
 
09 Julho I QUINTA-FEIRA
* 8h.00 - Eucaristia
* 21h.00 - Oração Mariana
[Voces Carmeli e Paris Carmeli]
* 21h.30 Eucaristia


10 Julho I SEXTA-FEIRA
* 8h.00 - Eucaristia
* 21h.00 - Oração Mariana
[Ministros da Comunhão, Leitores e Visitadores dos Doentes]
* 21h.30 Eucaristia [nesta celebração teremos presente todos os defuntos da família carmelita, de um modo especial os defuntos da Confraria de Nossa Senhora do Carmo, bem como todos os devotos do Escapulário]


11 Julho I SÁBADO
* 8h.00 - Eucaristia
* 17H.00 - Consagração das Crianças
* 21h.00 - Procissão em honra de Nossa Senhora do Carmo
[Percorre as artérias: Rua do Carmo, Rua Eng. Oudinot, Rua Dr. Alberto Souto, Rua Guilherme Gomes Fernandes, Rua do Gravito e Rua do Carmo]
* Após a Procissão seguir-se-á a Eucaristia.


12 Julho I DOMINGO
* 10h.00 - Missa Festiva
* 11h.30 - Missa Festiva
* 18h.00 - Oração Mariana
* 18h.30 - Missa Festiva


16 Julho I QUINTA-FEIRA
* 8h.00 - Eucaristia de N.S. Carmo
* 18h.00 - Oração Mariana
* 18h.30 - Solene Concelebração Eucarística
No final far-se-á a Procissão do Silêncio com a Consagração a Nossa Senhora

N.B: Quem participar pelo menos em cinco dias da Novena, e quem visitar a Igreja do Carmo no dia 16 de Julho poderá obter Indulgência Plenária.

Chama nº 720 I 05 JULHO ‘09