domingo, 11 de julho de 2010

ORAR COM A “VIRGEM BELA”



Nesta Semana, dentro da nossa Novena do Carmo, aqui deixamos um modelo da meditação da Coroa da Senhora do Carmo, que se encontra publicada no livro “Grava-me como um sinal no teu coração”, e que apresenta o sugestivo título: “ Ó VIRGEM BELA - Rezar a oração do Carmo à Virgem Maria”. Para quem não pode participar fisicamente na Novena, pode unir-se espiritualmente rezando a Coroa de Nossa Senhora do Carmo em sua casa.

Primeira Ave-Maria: FLOR DO CARMELO
Ó Virgem Maria, preciosa flor da criação! Ó Virgem Mãe, perfumada flor do Monte Carmelo! Ó flor do jardim de Deus! O suave perfume das vossas virtudes humanas e espirituais purifica o mundo, embeleza a Igreja de Jesus e engrandece Carmo. Reconhecemos o nosso pecado contra a criação: os petroleiros agridem os mares; as indústrias sufocam a atmosfera; os “ddt’s” intoxicam os campos; as sucatas mancham as paisagens. Graças Vos damos, ó Imaculada, ó Virgem sem pecado concedei-nos a graça de Vos imitarmos na repulsa do pecado, no horror do mal e na luta pelo bem.

Segunda Ave-Maria: VIDE FLORESCENTE
Ó Virgem Mãe, videira florida! Em vossa vida desabrocham com abundância flores e preciosos frutos. Olhando-Vos bela e florida nos recordais que a vida só tem sentido quando ela floresce para outros colherem. Reconhecemos que em nós crescem as ervas daninhas do egoísmo e da reserva. Reservamo-nos só para nós e não queremos dar-nos sem medida. Escutamos o apelo dos necessitados e não queremos “ir e ensinar”; pensamos muito em nós, medimos prós e contras e deixamo-nos ficar no conforto. Graças Vos damos, ó Mãe de Deus, em cujo ventre floriu o mais belo dos filhos, concedei-nos a graça de Vos imitarmos na doação e preocupação pelo bem dos demais, e sermos com Cristo sacramento de salvação para os irmãos.

Terceira Ave-Maria: ESPLENDOR DO CÉU
Ó Rainha dos Anjos! Ó Virgem escondida! Ó Mulher silenciosa e humilde que nunca procuraste aparecer nem sobressair, e cujo único desejo era servir a Deus. A vossa grandeza de Mãe de Deus constituía-Vos como a maior de todas as criaturas. Porém, preferistes não Vos engrandecer e Vos reservastes para humilde morada de Deus. Reconhecemos que gostamos de mostrar mais do que somos e até o que não temos. Preferimos ser servidos a servir. E se damos alguma coisa ficamos à espera da retribuição com juros. Graças Vos damos, ó Rainha sem par, pela vossa vida de mulher simples que se preocupava com todos; concedei-nos a graça de Vos imitarmos na doação e na humildade, no serviço e na ajuda aos demais.

Quarta Ave-Maria: VIRGEM MÃE, SINGULAR
Ó Virgem Imaculada, desde a vossa infância procuraste viver os dons da virgindade e consagrar-Vos assim ao Senhor. Nenhuma das vossas amigas Vos imitou, pois era o Espírito Santo que Vos inspirava. A vossa virgindade produziu a mais fecunda de todas as maternidades: sois Virgem e sois Mãe! Sois puro e singular prodígio! Reconhecemos a cultura da morte em que vivemos. Promove-se o hedonismo e calamos. Fazem-se abortos e silenciamos como sinal de respeito. Nós Vos damos graças, ó Mãe! Esqueceste-Vos de Vós para servir a Deus! Concedei-nos a graça de Vos imitarmos e de servirmos generosamente os valores da vida.

Quinta Ave-Maria: DOCE MÃE, SEMPRE VIRGEM
Ó Mãe sem par! Sois a mãe do Autor da Criação e da Redenção, e por Ele foste constituída Mãe de uma multidão imensa que ninguém pode contar. Sois Mãe de Cristo! Sois Mãe da Igreja! Sois Mãe dos Carmelitas! Sois Mãe da Humanidade! Ó Mãe do Céu e Mãe da terra. Reconhecemos a cultura de exploração do corpo e da dignidade humanas. Muitas são as formas de exploração e de prostituição a que se vê sujeita a vida de muitos dos nossos irmãos. E nós vemos e calamos! E nós vemos e não denunciamos nem protegemos! Nós Vos damos graças, ó Mulher que Vos reservastes para o amor de Deus. A vossa glória era fazer a vontade do Altíssimo, e assim O amastes e servistes. Concedei-nos a graça de Vos imitar na vossa entrega a Deus.

Sexta Ave-Maria: AOS TEUS FILHOS, DÁ TEUS FAVORES
Ó querida Mãe dos Carmelitas! No Calvário, Cristo Vos entregou ao discípulo João – o discípulo que mais amáveis – e assim nos deu a vossa materna solicitude. Por inspiração divina, a família do Carmelo Vos elegeu como padroeira e modelo de virtudes a imitar. E como primogénito entre os irmãos, passou a ser na Igreja o que João foi para Cristo: amado Jesus! Também Vos amou como Mãee foi por Vós amado como filho querido. Nós somos o filho primogénito do vosso amor, e Vós sois a irmã mais velha desta comunidade que Vos venera como irmã e Mãe! Reconhecemos que vivemos num mundo do “salve-se quem puder”! Vivem ao nosso lado muitos irmãos precisando da nossa ajuda; vimos muitos caídos para o lado, e não lhes damos as mãos! Não os ajudamos… Nós Vos damos graças, ó Virgem disponível. A vossa vida foi uma vida de disponibilidade para Deus, para a vossa prima Isabel, para a vossa família, para os vossos amigos. Concedei-nos a graça de aprendermos convosco a servir e ajudar todos os que precisam de nós, nem que seja com um sorriso!

Sétima Ave-Maria: Ó ESTRELA DO MAR!
Ó Maria, foi como pequenina gota saída do mar salgado que o profeta Elias Vos contemplou. Mas Deus Vos constituiu de pequenina gota (stilla) de água em estrela (stella). Vós sois a Estrela dos mares! Sois a Estrela que brilha e indica os caminhos no mar da vida dos cristãos! Sois a Estrela da paz! Sois a Mensageira da concórdia! Reconhecemos que vivemos num mundo de disputas e de guerras. Lamentamos as guerras que destroem as vidas de pessoas, das famílias, das sociedades e das nações. Qualquer guerra está sempre a mais, mas, sobretudo, lamentamos as guerras que vitimam as crianças, os velhinhos e os mais pobres dos pobres. Nós Vos damos graças, ó Mãe da Concórdia e da Paz! À nossa vida, ó Estrela do mar, trazei Jesus, a luz que nos guia, a paz que nos sacia, a serenidade que nos pacifica. Ensinai-nos a amar e servir Jesus, Príncipe da paz, para que imitando-O e servindo-O sejamos promotores da Paz e do Bem.

nº 762 I 11 julho ‘10

Sem comentários: