segunda-feira, 24 de março de 2008

X Capítulo Provincial

De 24 a 29 de Março, Semana da Páscoa, reúne-se no Centro de S. Teresa de Jesus, em Avessadas, a Assembleia máxima da Província dos Padres Carmelitas Descalços, ou Capítulo Provincial, com o intuito de avaliar o caminho percorrido e delinear, com a graça de Deus o que nos toca percorrer nos próximos três anos.
Presentemente a nossa Província é constituída por 28 religiosos, dos quais 27 são sacerdotes e um é professo solene. Os professos de votos temporários são sete: dois portugueses, dois indianos, dois timorenses e um angolano. As comunidades são oito: Aveiro, Avessadas, Braga, Elvas, Fátima, Funchal, Porto e Viana do Castelo. Durante o triénio de 2005-2008 a Província recebeu o Padre Frei Luiz Filipe Mendes, transferido da Província do Sudeste do Brasil, nos primeiros dias de Janeiro de 2007. Este religioso veio a falecer no Convento do Funchal, a 28 de Fevereiro de 2007. No início do triénio, a 30 Maio de 2005, faleceu, sendo Prior do Convento do Funchal o Padre António José Carneiro Araújo. E o Padre Santos Zabala, daquela comunidade, está em Bilbao, Espanha, para receber tratamento e acompanhamento junto de duas das suas irmãs.
Nasce um novo triénio e com ele o desafio de lançar a Domus Carmeli, novo convento da Ordem em Fátima, que se prevê de ampla projecção nacional e internacional. Para este e os outros projectos pedimos o vosso acompanhamento e a vossa oração.
No Capítulo Provincial participam da nossa comunidade do Carmo de Aveiro o Frei João Costa e o Frei Rui Rodrigues.

Sem comentários: