quinta-feira, 6 de novembro de 2008

O EXEMPLO DE SÃO MARTINHO

Celebramos no próximo dia 11 a memória de São Martinho de Tours, um dos Santos mais populares da Europa.
Nasceu na Panónia (Hungria) por volta do ano 317 e faleceu em Candes (França) no dia 8 de Novembro de 397.
Filho de militar também ele seguiu a carreira militar, e aos dezoito anos de idade, sendo oficial do exército, e quando ainda era catecúmeno, cavalgando pelos campos, viu um pobre a tiritar de frio; compadecido com o mesmo partilhou a sua capa, o único vestido que levava, pois tinha pelo caminho repartido as suas roupas com outros pobres.
O seu discípulo e biógrafo, Sulpício Severo, conta que naquela noite Martinho, dormiu mais sossegado, e teve um sonho: Viu Cristo vestido com a metade da sua capa que dera ao mendigo e, sorridente, lhe disse: "Ainda catecúmeno, Martinho, deste-Me metade da tua capa".
Mas a bondade e caridade de Martinho manifestou-se abundantemente ao longo da sua vida, procurando ser um autêntico imitador de Cristo, curando milagrosamente muitos doentes e expulsando demónios, defendendo os débeis, e quando foi necessário não hesitou enfrentar-se com os poderosos deste mundo, intercedendo igualmente pelos prisioneiros, e resgatando muitos escravos.
Tudo isto foi possível porque o amor a Deus, a oração constante e a sua profunda fé eram as fontes da bondade de Martinho e de toda a sua actividade, já que "a sua alma estava sempe orientada para o Céu... Não passava nenhuma hora nem nenhum instante sem que se entregasse à oração... orava sem cessar, inclusive quando parecia estar a fazer outra coisa".
Procuremos nós, também, imitar São Martinho!

Sem comentários: