sábado, 15 de novembro de 2008

OS TALENTOS

O cristão, independentemente de ter tido uma vida longa ou curta, só Deus o sabe, pois a Ele pertencemos, unicamente se deve preocupar em saber se viveu em plenitude, se se sentiu realizado, em relação ao que Deus pretendia de cada um.

O Evangelho deste penúltimo Domingo do Tempo Comum fala-nos de um Senhor que ao partir de viagem, chama os seus servos e confia-lhes os seus bens. Entregou a um cinco talentos, a outro dois e a um outro um, conforme a capacidade de cada um.
Em primeiro lugar convém saber o que é um "talento". Depois de uma pequena investigação podemos dizer que o "talento" (denominado em hebraico "kippar") era um peso e moeda antiga da antiga Grécia e Roma, valendo 60 minas, e a mina 100 dracmas, sendo assim um talento correspondia a 6000 dracmas, o que correspondia a 36 quilogramas. Ora tendo o denário (que era o salário de um dia de trabalho) o valor de duas dracmas, podemos chegar à conclusão que um talento correspondia ao salário de 3000 dias, ou seja a quase 10 anos dos rendimentos de um trabalhador.
Quando, muito tempo depois, regressou o senhor, chamou os seus servos pediu-lhes conta da administração dos bens que lhes confiara. O que recebera cinco talentos pô-los a render e ganhou outros cinco, sucedendo o mesmo com o que recebera dois, enquanto o que recebera um, temendo fazer maus negócios, para nada perder, escondera o talento na terra para evitar uma eventual punição!

Esta parábola descrita por Jesus - sempre um modelo de um grande pedagogo - lembra-nos que devemos fazer frutificar os dons rece- bidos. Não é suficiente usá-los mal, pois nenhum dos três servos o fez, mas sim multiplicar os seus frutos.
Quando regressar o Senhor pedirá conta dos dons que nos confiou, não importando a quantidade, mas sim a diligência que empregámos para administrar o pouco ou muito que recebemos.
É que ao escutar esta parábola, talvez tenhamos a tentação de pensar, como muitas vezes acontece, que é dirigida aos outros, e no caso concreto ao povo judeu, que como povo eleito, depois de muitos séculos não soube dar os devidos frutos.
Também nós nos devemos sentir admoestados pela Palavra de Deus, porque todos temos muitos talentos para administrar. É que Jesus não nos fala somente dos dons do Reino, dos valores da fé cristã que d’Ele herdamos como comunidade eclesial: a fé, a verdade, a graça, a nova aliança, os sacramentos, a força profética da sua palavra, o perdão, mas muitos outros valores, humanos e cristãos, dos quais Deus nos pedirá contas. E podemos citar: a vida que é um dom fundamental, o nosso corpo com a sus forças e saúde, as
nossas capacidades intelectuais e espirituais, a inclinação que cada um tem para a arte, para a técnica, para o ensino, a própria natureza, (e hoje que tanto se fala de ecologia!), da qual somos donos e administradores.
Tudo nos foi dado por Deus, até o progresso da ciência e da técnica não são feitos contra ou a favor de Deus, pois Ele mesmo encomendou ao homem potenciar tudo o que Ele nos entregou, pois ao homem foi encomendado todo o universo.
Perante isto devemo-nos interrogar:
Tenho feito render as qualidades que possuo? Há muito que fazer na sociedade e na Igreja: Tenho dado a minha colaboração, ou pelo contrário tenho-me inibido, deixando o trabalho para os outros?
A saúde, a vida, as qualidades foram confiadas como bens para administrar; não importa se foram dez ou cinco talentos: Estou a fazê-las render ou tenho-me refugiado na preguiça e na satisfação?
No fim do nosso peregrinar, não sabemos se é muito ou pouco tempo, ser-nos-ão pedidas contas: Vamo-nos apresentar com as mãos vazias?
O cristão, independentemente de ter tido uma vida longa ou curta, só Deus o sabe, pois a Ele pertencemos, unicamente se deve preocupar em saber se viveu em plenitude, se se sentiu realizado, em relação ao que Deus pretendia de cada um, sabendo que um dia o Senhor, depois de uma longa viagem, regressará, e como aos servos da parábola pedirá conta da gestão dos talentos que entregou a cada um de nós, e unicamente espera que não os tenhamos enterrado!

Sem comentários: