sábado, 29 de novembro de 2008

AVISOS

DOMINGO 30
Primeiro Domingo de Advento

Neste primeiro Domingo de Advento damos início a um novo Ano lìtúrgico, o Ciclo B, sendo São Marcos o Evangelista que nos irá acompanhar na maior parte dos domingos neste ciclo.

QUARTA 03
SÃO FRANCISCO XAVIER
, Co-Padroeiro das Missões (mo)

QUINTA 04
Primeira Quinta-feira do Mês
» 17H.45 Exposição e Adoração do Santíssimo, orientado pelos ministros da Comunhão. É um momento de oração pelas vocações à igreja e à nossa Ordem

SEXTA 05
SÃO FRUTUOSO, SÃO MARTINHO DE DUME E SÃO GERALDO, Bispos de Braga (mo)
» Início da novena em honra de São João da Cruz.

INTENÇÕES DE MISSAS PARA O ANO 2009
As pessoas que pretendam anotar missas para o próximo ano, podem já ir entregando a relação das mesmas, com os respectivos dias e horas desejadas

ADVENTO

Neste Advento, e neste novo Ano Litúrgico, é tempo de nos encontrarmos com Deus, o Sumo Bem, que nos envia Jesus para sermos herdeiros do seu Reino
Por estas alturas do ano, com o primeiro Domingo do Advento (que ocorre no domingo mais próximo do dia 30 de Novembro), iniciamos um novo Ano Litúrgico, começando, assim, a recordar os acontecimentos mais importantes do plano de salvação de Deus para o homem, sendo o primeiro, naturalmente, o Nascimento de Jesus, a sempre esperada festa do Natal.
A redenção do homem deve-se à Morte e Ressurreição de Jesus, isto é, à Páscoa, mas é lógico celebrar o início dessa grande manifestação do amor de Deus, ou seja, a sua vinda ao mundo, o "ADVENTO".
Natal e Advento não são festas separadas; o Advento nasceu como tempo de preparação para celebrar a festa do natal, assim como a Quaresma em relação à Páscoa.
A Igreja ao celebrar o Advento, convida-nos a meditar na vinda do Senhor. Esta vinda apresenta-se-nos em três dimensões:
Advento Histórico: É a espera em que viveram os povos que ansiavam a vinda do Salvador. Vai desde Adão até à Encarnação, abrangendo todo o Antigo Testamento. Escutar os Profetas, deixa-nos um ensinamento importante para preparar os coração para a chegada do Senhor. Aproximarmo-nos à História é identificarmo-nos com aqueles homens e mulheres que com veemencia ansiavam pela chegada do Messias e a libertaçção que esperavam d’Ele.
Advento Místico: É a preparação moral do homem de hoje para a vinda do Senhor. É o Advento actual; é um tempo propício para a evangelização e para a oração que dispõe o
homem como indivíduo, e a comunidade humana, enquanto Igreja, a aceitar a salvação do Senhor que vem. Jesus é o Senhor que vem constantemente ao encontro do homem. É necessário que o homem tome consciência dessa realidade, para estar com o coração aberto, pronto para que o Senhor entre. O Advento, entendido assim, é de de uma profunda actualidade e importância.
Advento Escatológico: É a preparação para a chegada definitiva do Senhor, no fim dos tempos, quando virá coroar definitivamente a sua obra redentora, dando a cada um segundo as suas obras. A Igreja convida-nos a não esperar este tempo com temor e angústia, mas sim com a firme esperança de que, quando tal acontecer, será a felicidade eterna do homem que aceitou Jesus como o seu Salvador.
O Advento mostra-nos como todo o tempo gira à volta de Cristo, o mesmo ontem, hoje e sempre, pois Cristo é o Senhor do tempo e da História.
Durante o Advento, com os seus quatro domingos, são-nos apresentados quatro temas.
O 1º Domingo convida-nos à vigilância enquanto esperamos a vinda do Senhor, podendo-se sintetisar nas palavras do Evangelho: "Velai e estai preparados, porque não sabeis quando chegará o momento".
No 2º Domingo é-nos proposto o tema da conversão, tendo como pano de fundo a pregação de João Baptista, que se pode resumir na frase: "Preparai os caminhos do Senhor".
No 3º Domingo encontramos o testemunho de Maria, que vive servindo e ajudando o próximo, bem patente nas palavras de Isabel: "E donde me é dado que venha ter comigo a Mãe do meu Senhor?".
No 4º Domingo encontramos o anúncio do nascimento de Jesus feito a José e a Maria, e convidando-nos a "aprender de Maria a aceitar Cristo que é a luz do Mundo".
Vivemos num mundo em profundas convulsões, com o qual, também nós cristãos temos de lidar. A felicidade fácil e barata que nos últimos tempos a sociedade nos oferecia, e que muitas vezes levou o homem, mesmo os que se confessavam cristãos, a alhearem-se de Deus, faz-nos voltar à realidade, porque a verdadeira felicidade só a pode dar quem a criou; por isso neste Advento, e neste novo Ano Litúrgico, é tempo de nos encontrarmos com Deus, o Sumo Bem, que nos envia Jesus para sermos herdeiros do seu Reino, como é da sua vontade.

sábado, 22 de novembro de 2008

AVISOS

DOMINGO 23
Solenidade de Cristo Rei
O grupo de oração jovem "Adoramus Te" comemora hoje o 14º aniversário da sua fundação. Por isso promove um momento de louvor e adoração, que terá início às 17H.00, com a Exposição do Santíssimo.

SEGUNDA 24
Ss. André Dung-Lac e companheiros (mo)

SEXTA 28
COMEMORAÇÃO DA FUNDAÇÃO DA ORDEM DO CARMO DESCALÇO
Sexta-feira do Menino Jesus
» 18H.00 Coroinha do Menino Jesus

SÁBADO 29
BB. Dionísio e Redento da Cruz , os primeiros mártires do Carmo Descalço (mo)
» 21H.00: Noite de reflexão e oração, dedicada a S.Paulo, organizada pela Fraternidade do Carmelo Secular de Aveiro.

OFERTÓRIO PARA O SEMINÁRIO
O ofertório para o Seminário realizado no passado fim de semana rendeu €1.123,43, montante entregue noPaço Epsicopal.

Ovelhas e Cabritos

No "Juízo Final" seremos incluídos no grupo dos mansos, como as ovelhas, ou no grupo dos rebeldes, como os cabritos? Seremos convidados a receber o "reino, prometido desde o princípio do mundo" ou seremos chamados "malditos", com a respectiva condenação?

Chegamos ao último Domingo deste Ciclo Lítúrgico, e assim celebramos a Solenidade de Jesus Cristo Rei e Senhor do Universo. O trecho do Evangelho que hoje nos é oferecido é geralmente conhecido como o "Juízo Universal" ao qual todos temos de comparecer, pois para o mesmo todos seremos citados.
Quando falamos de "Juízo Final", todos nós nos assustamos um pouco, pois ninguém, de boa fé, gosta de andar num tribunal, mas São Mateus apresenta-nos o Rei-Juiz, como um pastor, que aparta as ovelhas dos cabritos, colocando à sua direita as ovelhas, e à sua esquerda os cabritos, como faziam à noite os pastores em Israel, separando as indefesas ovelhas dos irriquietos cabritos!
No entanto, o Evangelho de hoje, fala-nos sobretudo do encontro de Jesus com aqueles que não O conheceram, que pelas razões mais diversas, nunca antes se tinham encontrado com Ele; fala-nos, sobretudo, de como serão julgados por Deus aqueles que nunca ouviram falar d’Ele! Jesus perguntará ao que não O conhecem como trataram os seus irmãos. Aceitá-los-á ou não tendo em conta a maneira como trataram o seu próximo, segundo se tenham ou não preocupado em aliviar os seus sofrimentos.
A única lei que Jesus aplicará é a "Lei do Amor", comum aos homens de todos os tempos e lugares, pois é uma lei natural inscrita no coração de cada homem.



Àqueles que já conhecem Jesus, que são baptizados e se confessam cristãos, Ele perguntará qual o fruto que produziram, perguntar-lhes-á como puseram os talentos recebidos a render, como nos recordava o Evangelho do Domingo passado.
A esse propósito ocorre-me recordar uma parábola, que se intitula: "A parábola dos ateus ‘cristãos’ e dos cristãos ‘ateus’!".
A mesma diz que cristãos ‘ateus’ são aqueles se confessam crentes, que dizem adorar Jesus Cristo e que aceitam como verdades inquestionáveis tudo o que a Igreja lhes propõe, mas na sua maneira de viver são "ateus" de Jesus Cristo, porque vivem para si mesmos, porque fogem do serviço e do amor efectivo, o verdadeiro distintivo do cristão. Os denominados cristãos ‘ateus’, são assim chamados porque não fazem de Jesus Cristo rei das suas vidas e do mundo, pelo contrário atrasam a chegado do Reino com o seu comportamento em contradição com o Evangelho de Jesus.
Por sua vez os ateus ‘cristãos’ são os que se
confesssam ateus, agnósticos, não cristãos e inclusive não crentes, mas na sua vida quotidiana servem os demais, estão juntos dos pobres sem os identificar com Jesus Cristo a quem ainda não descobriram (talvez por nossa culpa, ou pela contradição que há entre a nossa fé e as nossas vidas), trabalhando por estabelecer no mundo a justiça, por libertá-lo de todas as escravidões, por aliviar as suas penas e tristezas. Estes ‘ateus’, sem o saberem, seguem a Cristo, o Bom Pastor, e no juízo final, serão chamados "benditos de meu Pai".
Naturalmente que para nós cristãos, (pressupondo que não nos queremos integrar no grupo dos cristãos ‘ateus’), o objecto do exame final não serão os ritos litúrgicos, nem os actos exteriores, nem a doutrina fielmente expressa. As perguntas que nos farão, ou melhor as constações, serão tão simples e lineares: como alimentámos os pobres, visitamos os doentes, libertámos os oprimidos, vivemos a solidariedade, como servimos? Enfim o mesmo que São João da Cruz resumiu tão magistral e profundamente no dito: "Ao cair da tarde serás examinado no amor!"
E ao fim da nossa reflexão unicamente nos cabe perguntar: Somos cristãos discípulos autênticos de Cristo ou somos cristãos ‘ateus’? No Juízo Final seremos incluídos no grupo dos mansos, como as ovelhas, ou no grupo dos rebeldes, como os cabritos? Seremos convidados a receber o "reino, prometido desde o princípio do mundo" ou seremos chamados "malditos", com a respectiva condenação?
Não sabemos a resposta, mas somos nós que a escolhemos!

sábado, 15 de novembro de 2008

ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES

Deus Santo,
Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo,
Vós criastes o mundo pela vossa primeira e
última palavra
E pela primeira e última o salvastes;
Lançai no coração dos nossos jovens
sementes de amor,
capazes de crescer e de fazer deles
agentes do vosso desígnio de salvação.
Vós chamates profetas
para dizer palavra de verdade, justiça e caridade
ao povo que, por amor, escolhestes e reunistes.
Colocai as vossas palavras santas
na boca dos nossos jovens
para que não sejam espectadores passivos
mas actores atentos ao mundo que os rodeia
e, dando-se sem reservas, disponíveis para amar,
encontrem um sentido para a sua vida
e deixem a semente germinar.
Vós enviastes a Sabedoria do santo céu,
do trono da vossa glória,
e com a vossa voz derrubastes
os cedros e abalastes o deserto;
Atendei às inquietações dos nossos jovens,
aos seus gritos e sussurros,
e despertai neles um amor pela Igrtreja,
vosso templo e corpo do vosso Filho,
para que, sem complexos nem angústias,
tenham coragem e discernimento
para responder com um sim entusiasmado
à ternura do vosso abraço.
Senhor Jesus Cristo, Filho de Maria, a serva da Palavra,
Vós semeastes a palavra com abundância
para que frutificasse e pelo sangue que derramastes,
sangue que não tinge mas branqueia,
fostes digno de tomar o livro
escrito por dentro e por fora
e de abrir as suas páginas seladas;
Derramai o vosso Espírito sobre os nossos seminários
e fazei com que,
acolhendo as vossas palavras de vida eterna,
sejam centelhas de esperança
e semente de futuro para a Igreja,
no seguimento fiel e generosso da vossa vontade.
Vós que sois Deus com o Pai na unidade do Espírito Santo.
Ámen.

AVISOS

DOMINGO 16
Dia dos Seminários
Encerramos hoje a Semana dos Seminários. O ofertório das missas deste fim de semana destina-se ao Seminário Diocesano.

SEGUNDA 17
SANTA ISABEL DA HUNgRIA (mo)

QUARTA 19
SÃO RAFAEL KALINOWSKY DE S. jOSÉ (MO)

SEXTA 21
APRESENTAÇÃO DE NOSSA SENHORA (MO)

SÁBADO 22
SANTA CECÍLIA (MO)
» 15h.00: Eucaristia de Encerramento do Ano Jubilar do Carmelo de Cristo Redentor, em São Bernardo, presidida pelo D. António Francisco dos Santos, Bispo de Aveiro.
» 18H.30 Missa nesta Igreja do Carmo pelos defuntos daIrmandade de Nosso Senhor Jesus dos Passos

DOMINGO 23
SOLENIDADE DE JESUS CRISTO REI DO UNIVERSO

OS TALENTOS

O cristão, independentemente de ter tido uma vida longa ou curta, só Deus o sabe, pois a Ele pertencemos, unicamente se deve preocupar em saber se viveu em plenitude, se se sentiu realizado, em relação ao que Deus pretendia de cada um.

O Evangelho deste penúltimo Domingo do Tempo Comum fala-nos de um Senhor que ao partir de viagem, chama os seus servos e confia-lhes os seus bens. Entregou a um cinco talentos, a outro dois e a um outro um, conforme a capacidade de cada um.
Em primeiro lugar convém saber o que é um "talento". Depois de uma pequena investigação podemos dizer que o "talento" (denominado em hebraico "kippar") era um peso e moeda antiga da antiga Grécia e Roma, valendo 60 minas, e a mina 100 dracmas, sendo assim um talento correspondia a 6000 dracmas, o que correspondia a 36 quilogramas. Ora tendo o denário (que era o salário de um dia de trabalho) o valor de duas dracmas, podemos chegar à conclusão que um talento correspondia ao salário de 3000 dias, ou seja a quase 10 anos dos rendimentos de um trabalhador.
Quando, muito tempo depois, regressou o senhor, chamou os seus servos pediu-lhes conta da administração dos bens que lhes confiara. O que recebera cinco talentos pô-los a render e ganhou outros cinco, sucedendo o mesmo com o que recebera dois, enquanto o que recebera um, temendo fazer maus negócios, para nada perder, escondera o talento na terra para evitar uma eventual punição!

Esta parábola descrita por Jesus - sempre um modelo de um grande pedagogo - lembra-nos que devemos fazer frutificar os dons rece- bidos. Não é suficiente usá-los mal, pois nenhum dos três servos o fez, mas sim multiplicar os seus frutos.
Quando regressar o Senhor pedirá conta dos dons que nos confiou, não importando a quantidade, mas sim a diligência que empregámos para administrar o pouco ou muito que recebemos.
É que ao escutar esta parábola, talvez tenhamos a tentação de pensar, como muitas vezes acontece, que é dirigida aos outros, e no caso concreto ao povo judeu, que como povo eleito, depois de muitos séculos não soube dar os devidos frutos.
Também nós nos devemos sentir admoestados pela Palavra de Deus, porque todos temos muitos talentos para administrar. É que Jesus não nos fala somente dos dons do Reino, dos valores da fé cristã que d’Ele herdamos como comunidade eclesial: a fé, a verdade, a graça, a nova aliança, os sacramentos, a força profética da sua palavra, o perdão, mas muitos outros valores, humanos e cristãos, dos quais Deus nos pedirá contas. E podemos citar: a vida que é um dom fundamental, o nosso corpo com a sus forças e saúde, as
nossas capacidades intelectuais e espirituais, a inclinação que cada um tem para a arte, para a técnica, para o ensino, a própria natureza, (e hoje que tanto se fala de ecologia!), da qual somos donos e administradores.
Tudo nos foi dado por Deus, até o progresso da ciência e da técnica não são feitos contra ou a favor de Deus, pois Ele mesmo encomendou ao homem potenciar tudo o que Ele nos entregou, pois ao homem foi encomendado todo o universo.
Perante isto devemo-nos interrogar:
Tenho feito render as qualidades que possuo? Há muito que fazer na sociedade e na Igreja: Tenho dado a minha colaboração, ou pelo contrário tenho-me inibido, deixando o trabalho para os outros?
A saúde, a vida, as qualidades foram confiadas como bens para administrar; não importa se foram dez ou cinco talentos: Estou a fazê-las render ou tenho-me refugiado na preguiça e na satisfação?
No fim do nosso peregrinar, não sabemos se é muito ou pouco tempo, ser-nos-ão pedidas contas: Vamo-nos apresentar com as mãos vazias?
O cristão, independentemente de ter tido uma vida longa ou curta, só Deus o sabe, pois a Ele pertencemos, unicamente se deve preocupar em saber se viveu em plenitude, se se sentiu realizado, em relação ao que Deus pretendia de cada um, sabendo que um dia o Senhor, depois de uma longa viagem, regressará, e como aos servos da parábola pedirá conta da gestão dos talentos que entregou a cada um de nós, e unicamente espera que não os tenhamos enterrado!

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

AVISOS

DOMINGO 09 - Dedicação da Basílica do Salvador e de São João de Latrão (Festa)
» 18H.00: Oração de Vésperas
» 18H.00: Festa da Fraternidade Nuno Álvares, com procissão, com a imagem do Beato Nuno, da Igreja da Vera Cruz para a Igreja do Carmo
» 18H.30: Eucaristia do Dia da Fraternidade Nuno Álvares (FNA), presidida pelo nosso bispo, Dom António Francisco dos Santos

SEGUNDA 10 - SÃO LEÃO MAGNO (Mo)

TERÇa 11 - SÃO MARTINHO (Mo)

QUARTA 12 - SÃO JOSAFAT (Mo)

SEXTA 14 - TODOS OS SANTOS CARMELITAS (Festa)
» Exposição do Santíssimo das 15H.00 até às 21H.45

SÁBADO 15 - COMEMORAÇÃO DE TODOS OS DEFUNTOS DA ORDEM CARMELITA (Todas as missas deste dia serão em sufrágios de todos os defuntos do Carmo)
» 18H.00: Ofício de Vésperas pelos Defuntos

SEMANA DOS SEMINÁRIOS: Iniciamos hoje a Semana dos Seminários. O ofertório das missas do próximo domingo, dia 16, destina-se ao Seminário Diocesano.

O EXEMPLO DE SÃO MARTINHO

Celebramos no próximo dia 11 a memória de São Martinho de Tours, um dos Santos mais populares da Europa.
Nasceu na Panónia (Hungria) por volta do ano 317 e faleceu em Candes (França) no dia 8 de Novembro de 397.
Filho de militar também ele seguiu a carreira militar, e aos dezoito anos de idade, sendo oficial do exército, e quando ainda era catecúmeno, cavalgando pelos campos, viu um pobre a tiritar de frio; compadecido com o mesmo partilhou a sua capa, o único vestido que levava, pois tinha pelo caminho repartido as suas roupas com outros pobres.
O seu discípulo e biógrafo, Sulpício Severo, conta que naquela noite Martinho, dormiu mais sossegado, e teve um sonho: Viu Cristo vestido com a metade da sua capa que dera ao mendigo e, sorridente, lhe disse: "Ainda catecúmeno, Martinho, deste-Me metade da tua capa".
Mas a bondade e caridade de Martinho manifestou-se abundantemente ao longo da sua vida, procurando ser um autêntico imitador de Cristo, curando milagrosamente muitos doentes e expulsando demónios, defendendo os débeis, e quando foi necessário não hesitou enfrentar-se com os poderosos deste mundo, intercedendo igualmente pelos prisioneiros, e resgatando muitos escravos.
Tudo isto foi possível porque o amor a Deus, a oração constante e a sua profunda fé eram as fontes da bondade de Martinho e de toda a sua actividade, já que "a sua alma estava sempe orientada para o Céu... Não passava nenhuma hora nem nenhum instante sem que se entregasse à oração... orava sem cessar, inclusive quando parecia estar a fazer outra coisa".
Procuremos nós, também, imitar São Martinho!

PEDRAS VIVAS

CADA UM DE NÓS DEVE ESFORÇAR-SE POR SER UM TEMPLO VIVO, E COMO TAL, SEREMOS PEDRAS VIVAS DO ÚNICO TEMPLO QUE É A IGREJA DE CRISTO
Neste 32º Domingo do Tempo Comum, dia 9 de Novembro, ocorre este ano a Festa da Dedicação da Basílica de São João de Latrão.
Esta Basílica foi a primeira fundada por Constantino, o primeiro Imperador Cristão, para ser a mais importante Igreja de Roma, sendo então a única dentre as três grandes basílicas construídas, que se encontrava no interior dos muros que cercavam a cidade, pois quer a Basílica do Vaticano quer a de São Paulo, fora dos muros, encontravam-se fora das muralhas. Por essa razão, começou a servir de Catedral.
A Basílica de Latrão inicialmente foi dedicada ao Salvador, sendo posteriormente dedicada a São Baptista e a São João Evangelista.
Ainda hoje é a Catedral de Roma, e como tal a sede episcopal do Pontífice Romano, do Papa, de tal forma que ao lado da Basílica se situava a residência papal até ao ano 1309; nela foram entronizados todos os papas até ao século XIX, e nos dias de hoje o Papa ainda aí celebra a Missa Crismal, com o clero de Roma, em Quinta-feira Santa.
No monumental frontispício da Basílica, auge do estilo barroco, pode contemplar-se o "balcão das bençãos", e no interior da mesma o altar papal, no qual apenas o Papa pode celebrar a Eucaristia.
Ao celebrarmos a Festa da Dedicação da Basílica de Latrão outra coisa não fazemos senão manifestar a nossa comunhão com a Igreja de Roma, a Cabeça das Igrejas, e com o Romano Pontífice.
No entanto, embora hoje celebremos a dedicação da Catedral de Roma verificamos que a Liturgia da Palavra de hoje convida-nos mais a reflectir no templo feito por "pedras vivas".
São Pedro, o primeiro papa, recorda-nos que todos "como pedras vivas entrareis na construção do templo do Espírito, formando um sacerdócio sagrado para oferecer sacrifícios espirituais que Deus aceita por Jesus Cristo"; isto é, o lugar preferencial da morada de Deus é o coração do homem. Aí se encontra, verdadeiramente "em sua casa".
A Igreja feita de pedras ou de tijolo pode-nos oferecer o perigo de responder ao nosso instinto de manter Deus à distância, circunscrevendo a sua presença a lugares e tempos bem definidos.
É verdade que nem todos assim pensam, e alguns insistem em apregoar que a Igreja é o lugar obrigatório do encontro com Deus. A
esse respeito Noordmann, um teólogo alemão, adverte: "não podemos dizer que quando vamos a uma Igreja também Deus vem connosco".
De facto se entramos numa Igreja distraídos, se não quisemos reconhecer a Deus na rua, se nos manifestamos indeferentes quando Ele nos chamava, porque necessitava da nossa ajuda, como é que Ele pode entrar connosco na Igreja?
Quando o astronauta soviético Gagarin se saiu com a famosa piada de que tinha percorrido milhares de quilómetros na sua viagem espacial e que não tinha encontrado o bom Deus, um sacerdote de Moscovo replicou-lhe: "É natural! Se não O encontrates na terra, jamais O encontrareis no céu!"
O mesmo se pode dizer de nós; se não sabemos estabelecer um contacto com Deus, quando aparece como um de nós, temos poucas possibilidades de O encontrar de outra maneira, e certamente dificilmente suportaremos um eventual e inquietante olhar cara a cara, pois as negligências fora, pagam-se inevitavelmente com a ausência de Deus na Igreja.
Hoje podemos ter a certeza que Deus se encontra sacramentalmente no Sacrário da Basílica de São João de Latrão, e, também, em todos os Sacrários das Igrejas do mundo inteiro, mas o seu lugar preferido é o coração do homem, por isso cada um de nós deve esforçar-se por ser um templo vivo, e como tal, seremos pedras vivas do único Templo que é a Igreja de Cristo, porque Ele, como a Zaqueu repete-nos:"Hoje quero ficar em tua casa!". Pensa bem, pensa em consciência, qual é a tua resposta?