sábado, 15 de janeiro de 2011

DOIS APÓSTOLOS DO MENINO JESUS

No Domingo a seguir à Festa do Baptismo do Senhor, celebra-se no Carmo Descalço a Festa do Menino Jesus de Praga. Embora Santa Teresa e São João da Cruz tivessem uma grande devoção à Infância de Jesus, coube no entanto a dois dos seus filhos serem os  apóstolos de tão bela devoção: O Pe. Cirilo da Mãe de Deus e a Ven. Margarida do Santíssimo Sacramento. 



No Domingo após a festa do Baptismo Senhor (antes da reforma litúrgica chamado segundo Domingo da Epifania) segundo o costume do Carmo Descalço celebramos a Festa do Menino Jesus de Praga. A devoção à Santa Infância é muita antiga na Igreja, e prova disso temos os denominados evangelhos da infância, de que são autores Mateus e Lucas, bem como os chamados evangelhos apócrifos escritos nos primórdios da Igreja.
No entanto, embora Santa Teresa e São João da Cruz tenham sabido avivar a devoção ao Menino Jesus, naturalmente fruto dos “costumes santos” já enraizados na nossa Ordem, a devoção ao Menino Infante cresce de uma maneira exponencial com a devoção à imagem do Menino Jesus que se venerava no Convento de Nossa Senhora da Vitória na cidade de Praga.
Tudo começou, quando numa período de carestia, devido ao acosso dos protestantes à cidade de Praga a princesa Polixene de Lobkowitz ofereceu à comunidade uma  pequena imagem com apenas 48 cm., que representava um formoso Menino Deus, de pé, com a mão direita erguida em atitude de bênção, enquanto na mão esquerda segurava um globo dourado, dizendo-lhes: “Meus padres, entrego-lhes o maior tesouro que possuo neste mundo. Prestem muitas honras a  este  Menino  Jesus e  nada  lhes faltará.” 
Os Carmelitas, muito agradecidos, receberam a imagem e colocaram-na no oratório do convento, passando a ser venerada por aqueles bons religiosos, e de um modo especial por Fr. Cirilo da Mãe de Deus, então ainda noviço, a quem podemos chamar o “Apóstolo do Divino Menino Jesus de Praga”. 
A profecia da piedosa princesa cumpriu-se literalmente, e não tardaram a manifestar-se os efeitos maravilhosos da protecção do Divino Menino. Muito rapidamente, e em várias ocasiões, verificaram-se inúmeros prodígios e as necessidades do convento, milagrosamente, iam sendo remediadas.
No entanto, nova guerra se abate sobre a Boémia, tendo sida ocupada a cidade de Praga. Durante a guerra os hereges destruíram a Igreja, saquearam o convento e profanaram a imagem do Menino Jesus, partindo-lhes as mãos, e atiraram-na para trás do altar.
Quando o exército invasor abandona a cidade os Carmelitas, que entretanto se tinham refugiado em Munique, regressam ao seu arruinado convento, mas ninguém se recordou da milagrosa imagem. Os religiosos não têm que comer e sentem a falta de recursos para restaurar o convento, o que se explica, pela penúria que pairava na cidade de Praga.
No meio de tanta desolação, eis que em 1637 regressa ao convento o Pe. Cirilo da Mãe de Deus, que logo aproveita para falar da milagrosa imagem ao Pe. Prior. Do mesmo obtém permissão para a procurar entre os escombros, o que lhe causou uma enorme alegria quando a encontrou. Embora mutilada a imagem foi exposta no coro, e os religiosos de joelhos, diante da mesma, imploraram o seu auxílio e protecção. As suas preces foram ouvidas e a comunidade foi reabastecido de tudo que os religiosos necessitavam. 
Certo dia, o Pe. Cirilo orava diante da imagem, quando o Menino lhe segredou: “Tende piedade de mim e eu terei piedade de Vós. Devolvei minhas mãos e eu vos devolverei a paz. Quanto mais me honrardes, tanto mais vos abençoarei”. 
Surpreendido o Pe. Cirilo correu imediatamente à cela do Prior, narrou-lhe o facto, pedindo-lhe para mandar reparar a imagem. No entanto, o Prior, alegando a extrema pobreza do convento negou-se a dar provimento a tal pedido, tendo falecido pouco depois.
Foi nomeado um novo Prior e o Pe. Cirilo insistia com o seu pedido, mas sem conseguir demover o coração dos seus superiores, até que um dia quando rezava diante da imagem do Menino Jesus quando dos seus lábios ouviu as palavras: “Coloca-me na entrada da sacristia e encontrarás quem se compadeça de mim”. 
Com efeito, apareceu um desconhecido que, notando o belo Menino desprovido de mãos, ofereceu-se espontaneamente para reparar a imagem, não demorando a ser largamente recompensado, ganhando uma causa quase perdida, salvando assim a sua honra e a sua fortuna.
Ao lado do Pe. Cirilo, temos, naturalmente de colocar a Venerável Margarida do Santíssimo Sacramento, como uma grande apóstolo da devoção ao Menino Jesus. Esta religiosa, com apenas 11 anos ingressou no Carmelo de Beaune (França), como pensionista. Teve muitas revelações, tendo recebido a missão especial de venerar e propagar a devoção à Santa Infância de Cristo.
Um dia, quando rezava  diante de uma imagem existente no seu convento, e conhecida  como o “Rei da Glória”  recebeu a revelação: “Eu te escolhi para honrar e tornar visível em ti a minha infância e minha inocência, quando Eu jazia no presépio”.
Foi a Irmã Margarida do Santíssimo Sacramento quem introduziu a devoção dos dias 25 (Dia do Menino Jesus),  bem como a Coroinha do Menino Jesus, em que nos convida a meditar nos mistério da infância de Jesus, em honra dos primeiros doze anos da sua vida.

Chama n.º 779 | 16 Janeiro ‘11

Sem comentários: