sábado, 8 de janeiro de 2011

REZAR COM OS SALMOS

O Salmo 28 é um convite  a tributar ao Senhor glória e poder, a adorar o Senhor com ornamentos sagrados, porque a voz do Senhor é poderosa e majestosa.
Por um lado este Salmo poderia  remeter-nos para as maravilhas que Deus operou em favor do seu povo, o povo de Israel, ao longo da sua história, desde a libertação do Egipto, passando pelos quarenta anos de peregrinação no deserto, entre “mimos e castigos”, como as vicissitudes para lograr conquistar a Terra Prometida, nas batalhas que travou com os povos vizinhos. No entanto, parece revelar-nos a grandeza de Deus que se manifesta nas forças da natureza, e concretamente numa tormenta, com os seus raios e relâmpagos, que então era  vista como um sinal da bondade de Deus, que iria enviar a chuva para irrigar os campos.
Porém, nos versículos escolhidos, para Salmo Responsorial da liturgia deste Domingo, parece fazer uma alusão à Divindade de Jesus, que com a sua imperiosa voz acalma o mar tempestuoso, que fazia perigar a barca, onde seguiam com os discípulos, enquanto Ele, fatigado, dormia. 


Refrão: 
O Senhor abençoará o seu povo na paz. 
Tributai ao Senhor, filhos de Deus,
tributai ao Senhor glória e poder.
Tributai ao Senhor a glória do seu nome,
adorai o Senhor com ornamentos sagrados. 

A voz do Senhor ressoa sobre as nuvens,
o Senhor está sobre a vastidão das águas.
A voz do Senhor é poderosa,
a voz do Senhor é majestosa. 

A majestade de Deus faz ecoar o seu trovão
e no seu templo todos clamam: Glória!
Sobre as águas do dilúvio senta-Se o Senhor,
o Senhor senta-Se como Rei eterno. 


Chama n.º 778 | 09 Janeiro ‘11 

Sem comentários: