domingo, 22 de junho de 2008

NASCEU UM PROFETA

JOÃO BAPTISTA LEMBRA-NOS QUE HOJE FALTAM PROFETAS PARA CONTINUAR A PREPARAR OS CAMINHOS DO SENHOR.
TALVEZ TENHA CHEGADO A NOSSA VEZ!
Não será, talvez, o santo mais querido da Igreja, mas cremos que ser o santo mais festejado em Portugal, e em outras muitas outras latitudes do planeta. Estamos, naturalmente, a referir a São João Baptista, cuja solenidade do seu nascimento, ocorre no próximo dia 24, Terça-feira.
Também nós nos associamos à efeméride, dedicando-lhe a nossa reflexão na nossa Chama Viva.
João Baptista, é um exemplo, pois cumpriu com fidelidade a sua missão, sem deter-se perante as dificuldades e os obstáculos dos que não sossegaram até silenciar a sua voz profética com o martírio.
João Baptista é o resumo de todo o Antigo Testamento. Soube recolher e pôr ao de cima toda a esperança e anseio de salvação que estava no coração do seu povo. A sua palavra, atenta às vicissitudes quotidianas, chegou ao coração das pessoas, suscitando provocação, inquietude, e fazendo com que os olhos se abrissem ao futuro...
A sua missão, de precursor, foi levar os homens até Jesus, facilitando e fazendo possível o encontro. Com simplicidade o reconheceu quando disse: "Não sou o que vós pensais, mas depois de mim vem Outro a quem não sou digno de desatar as sandálias dos pés", ou quando, ao final da sua missão, desaparece sem fazer alarido, e o faz com alegria, porque "convém que Ele cresça e eu diminua".
Fixemo-nos, pois, neste homem, em João, neste santo que teve um papel tão importante na vida de Jesus e que tem sido tão popular entre os cristãos de todo o mundo, ao longo da história.
Durante o tempo de Advento, antes do Natal, olhamos para Baptista como o precursor do caminho de Jesus. No tempo de Advento vemos como João, desde a exigência da sua vida pessoal e da sua pregação ao povo, é o sinal e a voz que clama por Aquele que está a chegar, para que seja acolhido com um coração aberto, com o forte desejo de mudança de vida, com a exigência da conversão pessoal de cada um de nós, e de todo os homens.
No entanto, antes de falar da sua vida e da sua pregação, São Lucas fala-nos do seu nascimento, que, afinal, é o que estamos a celebrar. (A Igreja somente celebra o nascimento de três pessoas, o de Jesus, de Nossa Senhora e o de João Baptista, e o Evangelho de Lucas é o único nos narra o nascimento do Baptista).
Segundo este Evangelista o nascimento de João acontece seis meses antes do Natal. A Igreja colocou a celebração do Nascimento de Jesus no solstício de Inverno e a de João no solstício de Verão. À primeira vista pode parecer-nos que deveria ser ao contrário, pois no maior dia do ano talvez deveria ter nascido o Filho de Deus, porque Ele é o verdadeiro Sol. No entanto, vendo bem, tem a sua razão; é que a partir do início do Verão os dias começam a minguar e as noites a crescer, e, ao contrário, com o solstício de Inverno as noites tornam-se mais curtas e os dias mais longos, e então encontramos um paralelismo com as palavras do Baptista: "é bom que Ele cresça e eu diminua". João tinha por missão, como ele o afirma, "preparar os caminhos do Senhor", e fê-lo denunciando a corrupção dos poderosos do seu tempo, pondo a nu a mediocridade dos sacerdotes de então, e mostrando a frieza religiosa da maioria dos judeus, seus contemporâneos.
Hoje, cada um de nós, deveria perguntar-se o que fazer para abrir os caminhos para a vinda de Jesus a nós e a cada irmão, em qualquer situação da vida. E, João dá-nos o exemplo, já que alia a radicalidade da sua palavra – a sua chamada à renovação pessoal e sincera – com a exigência da sua própria vida. Não é um homem que diga e não faça, mas sim que diz e faz. Di-lo e fá-lo com exigência, porque é um verdadeiro profeta de Deus.
João Baptista lembra-nos que hoje faltam profetas, para continuar a preparar os caminhos do Senhor.
Talvez tenha chegado a nossa vez!


Chama nº 678 ­ - 22 Junho ‘08

Sem comentários: