quinta-feira, 5 de junho de 2008

O ESCÂNDALO DE JESUS

MAS SE JESUS FICOU ESCANDALIZDO COM A ATITUDE DO JOVEM RICO, ELE MESMO SE TORNARÁ ESCÂNDALO PARA OS JUDEUS, COMO PODEMOS CONSTATAR NO EVANGELHO QUE HOJE NOS É PROPOSTO
Todos nós conhecemos, já, a história, a daquele jovem rico, que um dia se aproximou de Jesus e Lhe diz: "Bom, Mestre, que hei-de fazer para alcançar a vida eterna?" . E, Jesus, exortou-o a pôr em prática os mandamentos. Mas o jovem respondeu que tal já fazia desde a juventude...
Parecia, pois, que Jesus iria ter mais um seguidor, mas quando foi proposto ao jovem que vendesse tudo o que possuía, desse o dinheiro aos pobres, e se dispusesse a seguir o Mestre, eis que o jovem retirou-se entristecido... porque era muito rico! E, Jesus ficou escandalizado, porque aquele mancebo recusara o caminho que antes procurava: a vida eterna.
Mas, se Jesus ficou escandalizado com esta situação, Ele mesmo se tornará escândalo para os Judeus, como podemos constatar no Evangelho que hoje nos é proposto.
Quando iniciou a sua vida pública, o Nazareno, escolheu os seus discípulos, uns eram já pessoas "inquietadas" que procuravam o Reino, como seja aqueles que sendo discípulos de João, se dispuseram a segui-l’O, quando o Baptista testemunhou que Ele era o "Cordeiro de Deus"; outros eram judeus, ainda que da Galileia, que tudo deixaram, ao convite de Jesus. Entretanto, viu um homem, chamado Mateus,
sentado no posto da cobrança de impostos e disse-lhe: "Segue-Me"... , e o publicano levantou-se para O acompanhar!
À primeira vista parece que a atitude de Jesus nada tem de anormal, mas para um judeu de gema isso era o maior escândalo. Jesus convida para seu discípulo um recaudador de impostos, um publicano, uma pessoa odiada, um colaborador da ditadura romana, um explorador dos pobres, a quem cobrava os impostos com enormes margens de lucro. O publicano além de ser desprezado pelos judeus, era também um "pecador", porque se contaminava constantemente com o frequente contacto com os pagãos. A atitude de Jesus é escandalosa, e imperdoável, para um judeu convicto.
Mas as coisas não se ficaram por aqui! O mesmo Jesus aceita o convite para comer em Mateus, o que nos parece normal, se não se desse o caso de, à mesa, estarem todos os seus amigos, publicanos e pecadores! É que, entre os judeus, comer com outro era tido por uma grande honra e expressão de confissão e intimidade, era o sinal mais valioso de amizade e comunhão, não só a nível humano, mas também no plano religioso: indicava de alguma maneira a comunidade perante Deus. Por isso os judeus evitavam comer
com os membros pecadores do povo. Comer com eles era entrar em profunda convivência com os pecadores, era como assumir e aceitar o seu modo de vida. Comer com os publicanos que se aproveitavam dos seus conterrâneos ao cobrar os impostos, e não cumpriam com os ritos religiosos, era um grande escândalo!
Mas Jesus comporta-se de forma diferente, não se envergonha de conviver com todos, justos e pecadores, não tem medo de ficar impuro segundo a lei. Ele fez uma opção: estar com os marginalizados, com os pecadores e dá-lhes a mão para os reintegrar na sociedade e na amizade com Deus.
O que para os demais judeus era escândalo, Mateus considera uma graça, uma milagre. Ele mesmo coloca a sua conversão entre a narração dos milagres de Jesus, porque sentiu que a sua inesperada, desconcertante e transformadora chamada de Jesus fora para ele o caminho da verdadeira vida.
Hoje Jesus faz-nos o mesmo convite que fez ao jovem rico e ao cobrador de impostos;
Mateus, enquanto cobrador de impostos era certamente um homem rico, pois tinha de ter haveres para pagar, por adiantado, o montante de impostos exigido pela Roma Imperial. No entanto, o homem desprezado pelos seus conterrâneos, o já "condenado pecador" , ao contrário do jovem (e justo) judeu soube deixar tudo para seguir o Mestre, ou antes para "alcançar a vida eterna".
E, qual é a nossa resposta? Não será que que continuamos a desprezar Jesus, que nos dá a verdadeira riqueza?

Sem comentários: