sábado, 24 de janeiro de 2009

Hino ao amor

(A partir de um trecho da Primeira Carta aos Coríntios, aqui deixamos este hino ao amor.)

Ainda que eu fale as língua dos homens
e dos anjos,
se não tiver amor,
sou como um bronze que soa
ou um címbalo que retine.
Ainda que eu tenha o dom da profecia
e conheça todos os mistérios
e toda a ciência,
ainda que eu tenha uma fé tão grande,
capaz de transportar montanhas,
se não tiver amor, nada sou.
Ainda que eu distribua
todos os meus bens
e entregue o meu corpo
para ser imolado
se não tiver amor,
de nada me serve.
O amor é paciente.
O amor é benevolente.
O amor não é invejoso.
O amor não é arrogante nem orgulhoso.
O amor nada faz de inconveniente.
O amor não procura o seu próprio interesse.
O amor não se irrita.
O amor não guarda ressentimento.
O amor não se alegra com a injustiça.
O amor rejubila com a verdade.
O amor tudo desculpa.
O amor tudo crê.
O amor tudo espera.
O amor tudo suporta.
O amor jamais passará!

(Paulo de Tarso)

Sem comentários: