sábado, 17 de janeiro de 2009

O Menino Jesus de Praga

Ao longo dos séculos muitos foram as pessoas que viram os seus pedidos atendidos pelo Menino Jesus de Praga. Também nos dias de hoje Ele continua a derramar as suas bençãos sobre os seus devotos.
Se não acreditais, experimentai!

Fernando II, imperador da Alemanha, para expressar a sua gratidão ao Senhor pela insigne vitória alcançada numa batalha contra os calvinistas, construiu em 1620, na cidade de Praga, um convento que ofereceu aos Padres Carmelitas Descalços. A Boêmia (actual República Checa) passava por momentos muito difíceis, assolada por guerras sangrentas. A cidade de Praga era vítima das mais indizíveis calamidades. Neste contexto, chegam estes santos religiosos, cujo mosteiro carecia até do indispensável para a sua sobrevivência. Vivia em Praga a piedosa princesa Polixene de Lobkowitz. Sofrendo na alma as prementes necessidades dos Carmelitas, presenteou-os com uma pequena estátua de cera, de 48 cm, que representava um formoso Menino Deus, de pé, com a mão direita erguida em atitude de bênção. A mão esquerda segurava um globo dourado. O seu rosto era muito amável e gracioso. A túnica e o manto tinham sido confeccionados pela própria princesa. Esta, ao dar a imágem ao Prior da comunidade, disse-lhe: "Meu padre, entrego-lhes o maior tesouro que possuo neste mundo. Prestem muitas honras a este Menino Jesus e nada lhes faltará."
Os Carmelitas, muito agradecidos, receberam a imágem. Colocaram-na no oratório interno do convento, passando a ser venerada por aqueles bons religiosos, especialmente pelo Fr. Cirilo, então noviço, a quem bem lhe assentaria o título de "Apóstolo do Divino Menino Jesus de Praga".
A profecia da piedosa princesa cumpriu-se literalmente. Não tardaram a manifestar-se os efeitos maravilhosos da protecção do Divino Menino. Muito rapidamente, e em várias ocasiões, verificaram-se inúmeros prodígios e as necessidades do mosteiro foram milagrosamente socorridas.
Uma vez mais explode a guerra na Boêmia. Em 1631, o exército da Saxônia apoderou-se da cidade de Praga. Os Padres Carmelitas, prudentemente, acharam por bem transferir-se para Munique. Durante essa época tão desastrosa, especialmente para Praga, a devoção ao Menino Jesus caiu no esquecimento. Os hereges destruíram a Igreja, saquearam o mosteiro, entraram no oratório interno, profanaram a imagem do Menino Jesus e partindo-lhe as mãos, atiram-na, com desprezo, para trás do altar.
No ano seguinte, com a retirada dos inimigos de Praga, os religiosos puderam regressar ao seu convento. Mas ninguém mais se lembrou da outrora tão querida imagem do Menino Jesus. A comunidade passou tempos difíceis, aliás, como a restante população da cidde de Praga.
Em 1637, após sete anos de desolação, o Padre Cirilo regressou a Praga. A Boêmia, cercada de inimigos por todas os lados, corria o risco de sucumbir e, quem sabe, até de perder o dom inestimável da fé. No meio tantas agruras, enquanto o Padre Prior exortava os religiosos para que insistissem junto a Deus para colocar fim a tantos males, o Padre Cirilo aproveita para falar-lhe da inesquecível imagem do Divino Menino. Obtém licença para a procurar e encontra-a, entre os escombros, de trás do altar. Limpou-a e cobriu-a de beijos enquanto as lágrimas lhe corriam pela face. O rosto da imagem, no entanto, estava intacto, e ele mesmo a expôs no coro para que os religiosos a venerassem. Estes, confiantes na sua protecção, ajoelharam-se diante do Divino Infante, implorando para que fosse o seu refúgio, fortaleza e amparo em todos os sentidos.
A partir do momento em que a imagem foi colocada no seu lugar de honra, os inimigos fogem em retirada e o convento foi reabastecido de tudo que os religiosos necessitavam.
Certo dia, o Pe. Cirilo orava diante da imagem, quando ouviu claramente estas palavras: "Tende piedade de mim e eu terei piedade de Vós. Devolvei-Me as minhas mãos e eu vos dar-vos-ei a paz. Quanto mais me honrardes, mais vos favorecerei". Surpreendido, o Pe. Cirilo corre imediatamente para a cela do Padre Prior e contou -lhe o facto, pedindo-lhe para mandar reparar a imagem. O Superior negou-se a atendê-lo, alegando a extrema pobreza do convento. O humilde devoto de Jesus foi chamado a atender um moribundo, Benedito Maskoning, que lhe deu 100 florins de esmola.O Pe. Cirilo levou o dinheiro ao Superior, convicto de que poderia usá-lo para restaurar a imagem. Mas o Superior achou melhor comprar outra imagem, ainda mais bela. E assim fez. O Senhor não tardou a manifestar o seu desagrado; no mesmo dia da benção da nova imágem, um candelabro que estava bem fixo e seguro na parede, soltou-se e caiu sobre a mesma, despedaçando-a .
No entanto o Pe. Cirilo, apesar deste e de outros obstáculos não desanimou esforçando-se por obter meios para restaurtar a imagem. Foi o mesmo Menino que um dia lhe disse que o colocasse à entrada da sacristia pois alguém haveria de se compadecer d’Ele.
Um desconhecido passando diante da imagem, tão bela, mas mutilada, espontaneamente se oferece para a retaurar. Se bem o fez, prontamente se viu recompensado, pois em poucos dias ganhou uma causa considerada perdida, salvando a sua honra e a sua fortuna.
Desde então os favores concedidos pelo Menino Jesus de Praga não cessaram, e nos dias de hoje, também os seus devotos continuam a obter inúmeras graças.
Se não acreditais, experimentai!

(Chama Viva do Carmo nº 696 - 18 Janeiro ‘09)

Sem comentários: