sábado, 27 de junho de 2009

COMENTÁRIO

No passado Domingo, escutávamos no Evangelho como Jesus, aos gritos dos Apóstolos, acorda e acalma o mar enfurecido, quando navegavam para a outra margem do lago. Hoje temo-l’O de regresso ao lugar de partida, após de ter sido convidado a abandonar aquela terra depois ter curado aquele jovem possesso por uma "legião" de demónios, com a consequente morte da vara de porcos que se tinha lançado do precipício.
Para quem já estava habituado a ser seguido por uma multidão de ouvintes a viagem à outra margem poderia parecer um fracasso, devido aos escassos resultados! No entanto uma agradável surpresa aguardava por Jesus! Muitos o esperavam na margem do lago, e entre a multidão encontrava-se um dos chefes da Sinagoga, chamado Jairo. Certamente Jairo já conhecia Jesus e alguns dos seus milagres, pois mais de uma vez Jesus frequentara a Sinagoga de Cafarnaum. Agora é o chefe da Sinagoga que se lança aos pés de Jesus e pede-Lhe que vá impor as mãos sobre a filha que está a morrer.
Jesus não recusa nenhum pedido e põe-se a caminho! Mas, entretanto, uma mulher que há doze anos sofria de hemorragias, uma mulher que sofrera muito nas mãos de vários médicos, e que gastaras todos os seus bens, sem ter obtido qualquer resultado, aproxima-se de Jesus, e apoiada na sua fé, está convencida que se tocar ao menos nas vestes de Jesus, ficará curada! Se bem o pensou, melhor o fez, e, para seu espanto, e admiração de Jesus ficou imediatamente curada…
Continuava Jesus a viagem quando os criados de Jairo, vêm ao seu encontro e pedem que não incomode mais o Mestre porque, infelizmente, a filha já tinha morrido e nada havia a fazer! Mas Jesus continua a viagem... chega a casa de Jairo e ressuscita a filha que falecera.
Como a mulher que tinha o fluxo de sangue, ainda hoje há quem gaste o tempo, e o dinheiro, em bruxos e curandeiros, quando Jesus é o único capaz de nos conceder a saúde e a vida, como fez com aquela mulher e com a filha de Jairo!
Chama nº 719 I 28 Junho ‘09

Sem comentários: