sábado, 27 de junho de 2009

PEDRO E PAULO: DOIS AMIGOS DE JESUS

Celebra a igreja no próximo dia 29 a solenidade de São Pedro e São Paulo. A estes dois apóstolos, homens como nós, e portanto também pecadores (um negou a cristo e o outro perseguiu os discípulos de Cristo) se deve de um modo especial a difusão do evangelho de jesus cristo, não só entre os judeus, mas também entre os pagãos, pelo que justamente são considerados duas colunas da igreja.

Na próxima Segunda-feira, celebramos a solenidade do martírio de São Pedro e São Paulo, certamente, depois a Cristo, as duas figuras mais proeminentes na difusão do cristianismo. Assim achamos por bem, lembrar estes dois amigos de Cristo na nossa Chama Viva.
Pedro, filho de Barjonas, nasceu em Betsaida, mas ter-se-á mudado para Cafarnaum, onde junto do pai, exercia a profissão de pescador.
Segundo o relato no Evangelho de São Lucas, Pedro teria conhecido Jesus quando este lhe pediu para utilizar uma das suas barcas, de forma a poder pregar à multidão, que O seguia. Pedro, que estava a lavar redes com Tiago e João, seus colegas, concedeu-Lhe o lugar na barca que, entretanto, se afastou um pouco da margem.
No final da pregação, Jesus convidou-os a deixarem tudo e a segui-l’O, dizendo-lhes que doravante seriam "pescadores de homens". E, eles deixando tudo e seguiram Jesus.
Segundo a tradição, o apóstolo Pedro, depois de ter exercido o episcopado em Antioquia, tornou-se o primeiro Bispo de Roma. Segundo esta tradição, depois de solto da prisão em Jerusalém, o apóstolo teria viajado até Roma e aí permanecido até ser expulso com os judeus e cristãos pelo imperador Cláudio, época em que haveria de voltar a Jerusalém para participar da reunião de apóstolos sobre os ritos judaicos no chamado Concílio de Jerusalém. Segundo o livro dos Actos dos Apóstolos após esta reunião, Pedro ficou em Antioquia. A tradição da Igreja afirma que depois de passar por várias cidades, Pedro terá sido martirizado em Roma entre 64 e 67 d.C.
Quando Jesus estava a ser julgado no Pretório, por três vezes Pedro O negou, mas depois da Resssurreição, junto ao lago de Teberíades, por três vezes confessou, no meio de lágrimas de arrependimento, o seu amor ao Mestre. E Jesus confiou-lhe as chaves do Reirno: "Dar-te-ei as chaves do Reino dos Céus e o que ligares na terra será ligado nos céus; e o que desligares na terra será desligado nos céus".
A São Pedro são atribuidas as duas cartas, ditas católicas, que levam o seu nome.
Paulo nasceu em Tarso, na Cilícia, na actual Turquia, numa família judaica da Diáspora. Nasceu numa data desconhecida mas, provavelmente pelo ano 9 da nossa era. Embora o seu pai, tenha adquirido a cidadania romana, educou Saulo na religião judaica. Frequentou as escolas mais famosas de Jerusalém, tendo por mestre o famoso Rabino Gamaliel.
Ainda jovem Paulo participou, em Jerusalém, no apedrejamento de Estêvão, um dos primeiros sete Diáconos, de origem helenista, um seguidor da doutrina de Jesus Cristo. E desde então Paulo converter-se-á num feroz perseguidor dos sequazes de Cristo, com o argumento da defesa da "tradição dos pais" e da lei mosaica, que ele via ameaçada com as novas doutrinas dos seguidores de Jesus. Foi precisamente numa dessas viagens persecutórias, a caminho de Damasco, que se dá o encontro com Cristo, e a respectiva conversão de Saulo, que muda o nome para Paulo, como sinal da missão que o Senhor lhe confia.
Após muitos anos de actividade missionária, com três grandes viagens apostólicas descritas no livro dos Actos do Apóstolos (incluindo Grécia, Macedónia e Ásia Menor nos itinerários), onde fundou diversas comunidades, foi preso em Jerusalém por volta do ano 61 d.C. sob a falsa acusação de estar a admitir gentios no Templo de Jerusalém, o que era punido com a morte pelos judeus. Conseguindo desvencilhar-se das mãos das autoridades do templo, e apelou para o Imperador, sendo enviado a Roma, onde, após um naufrágio e uma rápida paragem na Ilha de Malta, teria sido julgado, tendo sido libertado depois de dois anos de prisão.
Contudo traído por um ferreiro, de nome Alexandre, foi repentinamente preso e, mais uma vez, reenviado a Roma, sendo encarcerado na prisão Mamertina.
Foi julgado e condenado à morte por Nero que, então perseguia ferozmente os cristãos. Porque tinha a cidadania romana, não foi crucificado, mas sim decapitado por volta do ano 64 d.C.,
O nome de Paulo aparece como autor de 13 cartas do Novo Testamento dirigidas às diversas comunidades cristãs por ele fundadas.
Chama n.º 719 I 28 Junho ‘09

Sem comentários: