sábado, 20 de junho de 2009

O ANO SACERDOTAL

Ao celebrarmos o 150º aniversário da morte do santo Cura d’Ars, São João Maria Vianney, que será proclamado padroeiro de todos os sacerdotes do mundo, o Papa convocou um Ano Sacerdotal. A abertura do mesmo ocorreu na passada Sexta-feira, Solenidade do Sagrado Coração de Jesus. Relacionado com o mesmo, aqui deixamos um excerto da mensagem do Prefeito da Congregação do Clero, o Cardeal Cláudio Hummes.
"Caros Sacerdotes:
O Ano Sacerdotal, anunciado por nosso amado Papa Bento XVI, para celebrar o 150º aniversário da morte de S. João Maria Vianney, o Santo Cura D’Ars, está às portas. O Santo Padre [presidiu à abertura do mesmo] no dia 19 de Junho, Solenidade do Sagrado Coração de Jesus e Dia Mundial de oração pela santificação dos sacerdotes.
Deverá ser um ano positivo e propositivo, em que a Igreja quer dizer antes de tudo aos sacerdotes, mas também a todos os cristãos, à sociedade mundial, através dos meios de comunicação global, que ela se orgulha de seus sacerdotes, os ama, os venera, os admira e reconhece com gratidão o seu trabalho pastoral e o seu testemunho de vida. Realmente, os sacerdotes são importantes não só pelo que fazem, mas também pelo que são. Na sua imensa maioria, os sacerdotes são pessoas muito dignas, dedicadas ao ministério, homens de oração e de caridade pastoral, que investem toda a sua vida na realização de sua vocação e missão, muitas vezes com grandes sacrifícios pessoais, mas sempre com amor autêntico a Jesus Cristo, à Igreja e ao povo, solidários com os pobres e os que sofrem. Por isso, a Igreja está orgulhosa dos seus sacerdotes em todo o mundo.
Que Este ano seja também ocasião para um período de intenso aprofundamento da identidade sacerdotal, da teologia do sacerdócio católico e do sentido extraordinário da vocação e da missão dos sacerdotes na Igreja e na sociedade. Isso exigirá congressos de estudo, jornadas de reflexão, exercícios espirituais específicos, conferências e semanas teológicas nas nossa faculdades eclesiásticas, pesquisas científicas e respectivas publicações.
O Santo Padre, no seu discurso de anúncio, durante a Assembleia Plenária da Congregação para o Clero, a 16 de Março, disse que com este ano especial pretende-se "favorecer esta tensão dos sacerdotes para a perfeição espiritual da qual sobretudo depende a eficácia do seu ministério". Por esta razão, deve ser, de modo muito especial, um ano de oração dos sacerdotes, com eles e por eles, um ano de renovação da espiritualidade do presbitério e de cada presbítero. A adoração eucarística pela santificação dos sacerdotes e a maternidade espiritual das monjas clausura, das religiosas consagradas e de leigas referente a sacerdotes, como já proposto, tempos atrás, pela Congregação para o Clero, poderiam ser desenvolvidas com frutos reais de santificação.
Seja um ano em que se examinem de novo as condições concretas e a sustentação material em que vivem nossos sacerdotes, às vezes submetidos a situações de dura pobreza.
Seja, ao mesmo tempo, um ano de celebrações religiosas e públicas, que levem o povo, as comunidades católicas locais, a rezar, a meditar, a festejar e a prestar uma justa homenagem aos seus sacerdotes. A festa na comunidade eclesial constitui uma expressão muito cordial, que exprime e nutre a alegria cristã, uma alegria que brota da certeza de que Deus nos ama e festeja connosco. Será uma oportunidade para desenvolver a comunhão e a amizade dos sacerdotes com a comunidade que lhes foi confiada.
Muitos outros aspectos e iniciativas poderiam ser nomeados para enriquecer o Ano Sacerdotal. Aqui deverá entrar a justa criatividade das Igrejas locais. Por esta razão, convém que cada Conferência Episcopal, cada Diocese, cada Paróquia e cada comunidade local estabeleçam, quanto antes, um verdadeiro e próprio programa para este ano especial. Obviamente, será muito importante começar o ano com um evento significativo. As Igrejas locais são convidadas a participar, de algum modo, quiçá com um acto litúrgico específico e festivo. Deus, sem dúvida, abençoará este empenho com grande amor. E a Santíssima Virgem Maria, Rainha do Clero, intercederá por todos vós, caros sacerdotes!"
Esperamos que este Ano Sacerdotal produza abundantes frutos.
Chama nº 718 I 21 Junho ‘09

Sem comentários: