sábado, 19 de fevereiro de 2011

CANTEMOS A UMA SÓ VOZ

Ocorre neste Domingo, dia 20 de Fevereiro a memória litúrgica dos beatos Francisco e Jacinta Marto.
Francisco Marto nasceu em Aljustrel, Fátima, no dia 11 de Junho de 1908 e Jacinta, sua irmã, nasceu no mesmo local, no dia 11 de Março de 1910, e na sua humildade família, mas rica de fé, aprenderam a louvar a Deus e amar Nossa Senhora.
Quando guardavam os seus pequenos rebanhos, na companhia de sua prima Lúcia de Jesus, em 1916 foram surpreendidos com a aparição, por três vezes de um Anjo, e no ano seguinte, em seis ocasiões testemunharam as aparições de Nossa Senhora, exortando-os a rezar e a fazer penitência pela remissão dos pecados, para obter a conversão dos pecadores e a paz no mundo, tendo imediatamente ambos respondido com todas as forças a estas exortações.
Francisco faleceu no dia 4 de Abril de 1919 e Jacinta no dia 20 de Fevereiro de 1920, sendo beatificados por João Paulo II, no dia 13 de Maio de ano 2000.
Na homilia de beatificação deles disse o Papa:
“Ao beato Francisco, o que mais o impressionava e absorvia era Deus naquela luz imensa que penetra no íntimo dos três. Na sua vida, dá-se uma transformação que poderíamos chamar radical; uma transformação certamente não comum em crianças da sua idade. Entrega-se a uma vida espiritual intensa que se traduz em oração assídua e fervorosa, chegando a uma verdadeira união mística com o Senhor. Isto mesmo leva-o a uma progressiva purificação do espírito através da renúncia aos seus gostos e até a brincadeiras inocentes de criança.
A pequena Jacinta sentiu e viveu como própria esta aflição de Nossa Senhora, oferecendo-se heroicamente como vítima pelos pecadores [...]  Ao aproximar-se a o momento da partida do Francisco, Jacinta recomenda-lhe: Dá muitas saudades minhas a Nosso Senhor e a Nossa Senhora e diz-lhes que sofro tudo quanto Eles quiseram para converter os pecadores. Jacinta ficara tão impressionada com visão do inferno, durante a aparição de treze de Julho, que nenhuma mortificação e penitência era demais para salvar os pecadores”.
Também hoje somos convidados a entoar o hino da beatificação dos pastorinhos Francisco e Jacinta:
          
          Cantemos, alegres, a um só voz,
          Francisco e Jacinta, rogai por nós.

Chama n.º 784 | 20 Fevereiro ‘11

Sem comentários: