sábado, 5 de fevereiro de 2011

REFLECTIR SOBRE O SOFRIMENTO

No próximo dia 11, memória de Nossa Senhora de Lurdes, celebramos o Dia Mundial do Doente. Com o intuito de tentar animar todos os doentes, de acarinhar todos os que lidam com os enfermos e de tornar todos os cristãos solidários com os que sofrem, reproduzimos alguns excertos da Mensagem de Bento XVI, para este  19º Dia Mundial do Doente. 

Na próxima Sexta-feira, dia 11, celebramos a memória de Nossa Senhora de Lurdes, recordando a primeira aparição de Nossa Senhora a Santa Maria Bernardete, que teve no lugar no ano de 1858.
A partir de então aquele insignificante local, nos Perinéus, tornou-se um dos maiores centros de culto mariano, onde, sobretudo, acorrem muitos doentes, à procura de cura, e segundo os anais muitos foram os milagres que ocorreram!
Talvez por esse motivo o Papa João Paulo II, que brevemente será beatificado, instituiu, na memória de Nossa Senhora de Lurdes, em 1993, o Dia Mundial do Doente.
Com o intuito de tentar de animar todos os doentes, de acarinhar todos os que lidam com os enfermos e de tornar todos os cristãos solidários com os que sofrem, reproduzimos alguns excertos da Mensagem de Bento XVI, para este 19º Dia Mundial do Doente. 
Diz o Santo Padre: 
[O Dia Mundial do Doente] “torna-se ocasião propícia para reflectir sobre o mistério do sofrimento e, sobretudo, para tornar as nossas comunidades e a sociedade civil mais sensíveis aos irmãos e irmãs doentes.
Se todos os homens são nossos irmãos, aquele que é débil, sofredor ou necessitado de cuidado deve estar mais no centro da nossa atenção, para que nenhum deles se sinta 
esquecido ou marginalizado; com efeito ‘a grandeza da humanidade determina-se essencialmente na relação com o sofrimento e com quem sofre. Isto vale tanto para o indivíduo como para a sociedade. Uma sociedade que não consegue aceitar os que sofrem e não é capaz de contribuir, mediante a com-paixão, para fazer com que o sofrimento seja compartilhado e assumido mesmo interiormente é uma sociedade cruel e desumana.”
De seguida o Santo Padre, narra-nos a sensação que teve ao contemplar o Santo Sudário:
“Tenho ainda no coração o momento em que, durante a visita pastoral a Turim, pude deter-me em reflexão e oração diante do Santo Sudário, diante daquele rosto sofredor, que nos convida a meditar sobre Aquele que carregou sobre si a paixão do homem de todos os tempos e lugares, inclusive os nossos sofrimentos, as nossas dificuldades e os nossos pecados,  ressuscitou, e exactamente por isso aquelas chagas  sempre carregado de mistério, difícil de aceitar e suportar.”   
Dirigindo-se aos doentes diz o Papa:
“Queridos doentes e sofredores, é justamente através das chagas de Cristo que podemos ver, com olhos de esperança, todos os males que afligem a humanidade. Ressuscitando, o Senhor não tirou o sofrimento e o mal do mundo, mas extirpou-os pela raiz. À prepotência do Mal opôs a omnipotência do seu Amor. Indicou-nos então, que o caminho da paz e da alegria é o Amor: ‘Como Eu vos amei, vós também vos deveis amar uns aos outros’. Cristo, vencedor da morte, está vivo no meio de nós […]
A vós, queridos irmãos e irmãs, repito esta mensagem, para que sejais suas testemunhas através do vosso sofrimento, da vossa vida e da vossa fé.
Também os jovens não ficam ausentes da mensagem papal:
“Queridos jovens, aprendei a ’ver’ e a ‘encontrar’ Jesus na Eucaristia, onde Ele está presente de modo real para nós, até se fazer alimento para o caminho, mas sabei reconhecê-l’O e servi-l’O também nos pobres, nos doentes, nos irmãos sofredores e em dificuldade, que precisam da vossa ajuda.
A todos vós jovens, doentes e sadios, repito o convite a criar pontes de amor e solidariedade, para que ninguém se sinta sozinho, mas próximo de Deus e parte da grande família dos seus filhos.”
Quase a terminar, Bento XVI escreve:
“Desejo exprimir o meu afecto a todos e a cada um, sentindo-me partícipe dos sofrimentos e das esperanças que viveis quotidianamente em união com Cristo crucificado e ressuscitado, para que vos conceda a paz e a cura do coração”. 
Finalmente, dirigindo-se, também, às Autoridades, escreve:
“Neste Dia Mundial do Doente, exorto também as  Autoridades a fim de que invistam cada vez mais energias em estruturas médicas que sirvam de ajuda e apoio aos sofredores, sobretudo aos mais pobres e necessitados: nos rostos dos doentes sabei ver sempre o Rosto dos rostos: o de Cristo.”

Chama n.º 782 | 06 Fevereiro ‘11

Sem comentários: