domingo, 13 de fevereiro de 2011

OS APÓSTOLOS DOS ESLAVOS

Celebramos no dia 14 de Fevereiro a Festa de São Cirilo e São Metódio. São dois irmãos de sangue, sendo-o igualmente na fé e no apostolado. Assim como nos primórdios da Igreja, Pedro e Paulo tiveram a missão de ser respectivamente apóstolos dos Judeus e dos Gentios, séculos mais tarde, Cirilo e Metódio foram incumbidos de serem os Apóstolos dos Eslavos. Em reconhecimento do seu apostolado João Paulo II proclamou-os Padroeiros da Europa.
Para muitos, o dia 14 de Fevereiro é o Dia de São Valentim, o Dia dos Namorados, enquanto a Igreja dedica esse dia a São Cirilo e a São Metódio. É verdade que esses nomes não nos são muitos familiares, mas podem crer que estamos perante dois grandes Santos, a quem João Paulo II chamou “Apóstolos dos Eslavos”, tendo-os proclamado Co-Padroeiros da Europa, pelo papel que tiveram no anúncio da fé no velho continente.
Metódio e Constantino [antes de morrer mudara o nome para Cirilo] eram irmãos de sangue, e nasceram respectivamente em 817 e 827, em Tessalónica, filhos de Leôncio, um nobre magistrado bizantino.  
São Metódio depois dos estudos próprios de um jovem do seu nível social, desempenhou o cargo de Arconte numa região povoada por eslavos, o que lhe permitiu entrar em contacto com a língua e a cultura desse povo, dos quais mais tarde se servirá na sua obra evangelizadora. 
No entanto, ainda muito jovem, abandonou a sua carreira política, fazendo-se monge, e, com o decorrer do tempo, quando tinha cerca de 40 anos, chega a superior de uma comunidade do monte Olimpo, na Bitínia.
Constantino recebeu a sua educação básica em Tessalónica. Por volta da idade de 17 anos foi para Constantinopla, onde permaneceu até 847 e aí fez os seus estudos. Ai, estudou, ainda,  Grego e Latim, línguas que ele dominava facil-
mente com o Búlgaro que, provavelmente, conhecia desde infância. Também estudou  Siríaco e um pouco de Hebraico, pelo que, podemos considerá-lo um poliglota. 
Em 848, após completar os seus estudos, foi ordenado Diácono, sendo posteriormente nomeado Bibliotecário do Patriarca de Constantinopla.
Após uma ascensional carreira, depois de  ter rejeitado o casamento com uma nobre jovem, sentiu-se atraído pela vida monástica, ingressando na mesma comunidade da qual era superior o seu irmão Metódio.  
Em 862 o Príncipe Soberano da Morávia, deslocou-se a Roma, em visita ao Papa, solicitando-lhe missionários. o Bispo de Roma pediu ao Imperador do Oriente, Miguel III, que indicasse um mestre religioso para ensinar ao povo da Morávia tudo acerca da fé cristã; o Imperador e o Patriarca Fócio encarregaram Constantino [Cirilo] e o seu irmão Metódio dessa missão à Grande Morávia, devido a serem os únicos com suficiente conhecimentos teológicos e conhecedores das línguas Eslavas.
Assim ambos têm como destino providencial renunciar à querida vida de retiro e silêncio para servir o Reino de Deus com os apóstolos.  Segundo a tradição Cirilo e Metódio chegaram à Morávia no dia 5 Julho de 863, levando consigo os primeiros textos traduzidos em eslavo, fruto dos contínuos estudos anteriormente realizados. Cirilo e seu irmão permaneceram alguns  anos na Morávia como missionários, e os frutos do seu apostolado não se fizeram esperar. No entanto, nem todos viam com bons olhos o seu apostolado, pois alguns censuravam o uso da língua eslava, alegando, conforme a tradição que vinha desde a inscrição que Pilatos colocara na Cruz de Jesus, somente eram três as línguas do Cristianismo: Latim, Grego e Hebraico.
Os dois irmãos foram, com o consentimento dos senhores feudais da Morávia e do Príncipe da Eslováquia, a Roma para obter do Sumo Pontífice consentimento para usar na liturgia  o alfabeto glagolítico, transcrevendo para o mesmo os textos latinos e gregos, dando origem ao denominado Alfabeto Cirílico.
No inverno de 867  encontraram-se com  o Papa Adriano II, o qual anuiu aos seus pedidos.  
Assim, em Março de 868, a língua da Antiga Igreja Eslava foi oficial e finalmente admitida como quarta língua litúrgica da Igreja Ocidental, o que é deveras um facto notável, pois somente no século XX as demais línguas foram aceites como línguas litúrgicas!
Entretanto nesse mesmo ano, Cirilo adoeceu em Roma, onde vivia num mosteiro no qual provavelmente tomou o nome de Cirilo (era até então Constantino), falecendo no dia 14 de Fevereiro de 869, tendo sido sepultado na Basílica de São Clemente em Roma. 
Após o falecimento de Cirilo Metódio regressa à Morávia, sendo eleito bispo de Sírmio, tendo contribuído nessa época para conservar a unidade da fé e amor entre as Igrejas de que era membro, isto é, a Igreja de Constantinopla e a Igreja Romana, que, infelizmente, mais tarde  viriam a separar-se.
Cirilo e Metódio, foram proclamados Co-Padroeiros da Europa, em 1980, por João Paulo II, são modelos de verdadeiros apóstolos, e motivo para repensar a Nova Evangelização. 

Chama n.º 783 | 13 Fevereiro ‘11


Sem comentários: