sábado, 26 de março de 2011

CÁRITAS

A Quaresma é um convite à caridade. Já na Quarta-feira de Cinzas, no Evangelho, Jesus nos convidava à partilha: “Quando deres  esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a direita, para que a tua esmola fique em segredo; o teu Pai, que vê o que está oculto,  te dará a recompensa”.
A Igreja convida-nos a olhar para os mais necessitados neste terceiro Domingo da Quaresma, recolhendo para a Cáritas o ofertório das missas deste Domingo, promovendo ainda outras iniciativas, como os peditórios de rua, para este mesmo fim.
A Cáritas Portuguesa, presente em todas em dioceses, e ainda em diversas paróquias, é, pois, uma instituição da Igreja que procura dar auxílio aos mais carenciados.
Em Aveiro a Cáritas Diocesana, que tem a sua sede  na denominada “Casa do Bispo”, na  Rua do  Carmo, nº 42,  quase em frente ao quartel da G..N.R, tornou-se um local aonde acorre muita gente em busca de ajuda. Quem se der ao cuidado de passar  naquela zona quase sempre encontra pessoas à porta dessa instituição: uns vêm pedir ajuda económica, outras ajuda alimentar; outros dinheiro para aviar receitas ou  para pagar o gás, a electricidade,  a água, etc.
Mas a Cáritas Diocesana não se limita a essas necessidades; em Esgueira mantém o centro de Emergência Infantil de Aveiro, onde são recolhidas crianças em risco, e na sua sede tem em funcionamento um pequeno “abrigo”, onde pernoitam alguns “deserdados” da sociedade.
Embora seja uma instituição da Igreja Católica, a Cáritas não se limita a ajudar e apoiar unicamente  os seus membros, pois, todos, independentemente da sua crença ou religião, aí encontram uma porta amiga, mesmo aqueles que muitas vezes vociferam contra a Igreja e a religião!
Neste Domingo da Cáritas, procuremos ser generosos, embora vivamos em tempos de crise económica, e agora, também política, que certamente terá as suas consequências, cientes de que  estaremos a pôr em prática o mandamento do amor, permitindo que muitos pobres possam esboçar um sorriso!
Sinceramente espero que nunca   tenhamos necessidade de bater  às suas portas!

Chama n.º 789 | 27 Março ‘11

Sem comentários: