sábado, 5 de março de 2011

TIRAR A MÁSCARA

A Grécia Antiga foi uma civilização, que há séculos soube impor a sua cultura a todos os povos vizinhos. Como qualquer civilização, embora muitas hoje pareçam estar esquecidas, ofereceram à humanidade sua sabedoria e ciência, a sua arte e encantos. Falar da Grécia Antiga é lembrar os arquitectos, que desenvolveram os mais diversos estilos artísticos; é falar dos seus grandes poetas e historiadores, como Homero, de heróis, como Ulisses, dos seus Filósofos como Sócrates, Aristóteles e Platão.
Não seria justo não recordar igualmente o contributo da Antiga Grécia no  campo do teatro, onde sobressaíram, Ésquilo, Sófocles e Eurípedes na tragédia, e Aristófanes na comédia.
No entanto na Antiga Grécia numa peça de teatro um mesmo actor representava três ou quatro personagens, e  a cada personagem correspondia uma máscara!
Hoje os homens já não usam máscaras, a não ser nalguns assaltos (o que se compreende) e outros só a usam  em dia de Carnaval. Os assaltantes fazem-no para se esconderem, seja das câmaras de videovigilância ou de eventuais testemunhas, enquanto no Carnaval estou em crer que o fazem porque querem mostrar a sua verdadeira imagem, porque querem deitar cá para fora o verdadeiro homem (ou mulher) que há no seu interior!
De facto vivemos num mundo mascarado, num mundo de aparência, onde atrás da maquilhagem se esconde a verdadeira essência do homem.
No próximo dia 9, Quarta-feira de cinzas é o primeiro dia da Quaresma. Nas celebrações  desse dia, quando sobre as nossas cabeças são depostas as cinzas, dizem-nos: “Arrependei-vos e acreditai no Evangelho” ou “Lembra-te, homem,  que és pó e que ao pó hás-de voltar”.
Este gesto é um convite a retirar  a máscara que encobre a nossa vida. De facto, às vezes julgamo-nos tão importantes, tão sábios,  tão inteligentes, e esquecemo-nos do que somos por dentro pó e mais pó, e que um dia teremos de voltar ao pó da terra!
Que a Quaresma  que nesse dia iniciamos seja um convite à conversão, à mudança de vida, pois efémera e transitória é a vida  sujeita à morte! 
Só podemos descobrir a imagem de Deus quando descobrirmos quem realmente somos!

Chama nº 786 | 06 Março ‘11

Sem comentários: