sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

A Casa de Vila Real


Chegou-me hoje às mãos um considerável tomo de investigação histórica intitulado A CASA DE VILA REAL E A CONSPIRAÇÃO DE 1641 CONTRA D. JOÃO IV.
A autora, D. Mafalda de Noronha Wagner, Marquesa de Vagos e Representante da Casa de Vila Real, licenciada em História pela Faculdade de Letras da UL, dedicou ao tema e à causa os últimos 10 anos da sua vida.
Fazemos merecedor eco deste trabalho porque D. Beatriz de Lara, benfeitora da nossa Comunidade, é filha dos primeiros duques de Vila Real e a seu pedido encontra-se sepultada no presbitério da nossa Igreja do Carmo.
De D. Beatriz de Lara conservamos grata memória. Os séculos passaram mas em nós, Carmelitas, não se esvaiu o reconhecimento e a gratidão.

De menor fôlego mas de igual apreço e consideração e em boa hora a Confraria de Nossa Senhora do Carmo promoveu a edição duma monografia sobre a ilustre figura da nossa benfeitora. Dela falaremos posteriormente.

A Comunidade parabeniza D. Mafalda de Noronha Wagner por esta obra em que luz a Casa de Vila Real e agradece-lhe a oferta dum exemplar do livro.

Sem comentários: