domingo, 20 de janeiro de 2008

Novena ao Menino Jesus de Praga


No segundo Domingo do Tempo Comum celebramos na nossa comunidade do Carmo de Aveiro a festividade do Divino Menino Jesus de Praga. Com nossos pais São João da Cruz e S. Teresa de Jesus aprendemos a amar a contemplação dos mistérios da Incarnação e Santa Infância do Menino Jesus.
Aqui fica uma novena para ser rezada ao longo dos nove dias antecedentes ao 25 de cada mês.

PRIMEIRO DIA
Ó dulcíssimo Menino Jesus, consciente da minha pequenez prostro-me a Vossos pés e me dirijo a Vós, porque sois todo meu. Preciso muito de Vós, ó Jesus.
Lançai-me o vosso olhar cheio de ternura. Vós que sois omnipotente, vinde socorrer-me nas minhas necessidades.
Pai Nosso. Ave Maria. Glória ao Pai.
Oração de todos os dias: Pela vossa divina infância, ó Jesus, concedei-me a graça que insistentemente vos peço (faz-se o pedido), se for para meu bem e conforme a vossa vontade. Não olheis aos meus pecados, mas à minha fé, segundo a vossa misericórdia.

SEGUNDO DIA
Ó celeste esplendor do Pai em quem brilha a divindade, adoro-Vos profundamente
e confesso que sois verdadeiro Deus.
Ofereço-Vos a humilde homenagem de todo o meu ser. Não permitais que jamais me separe de Vós, ó Sumo Bem.
Pai Nosso. Ave Maria. Glória ao Pai.

TERCEIRO DIA
Ó Menino Jesus, ao contemplar a vossa face sinto uma grande confiança em Vós. Sim, eu espero tudo da vossa bondade.
Ó Jesus, lançai sobre mim e sobre os meus as vossas graças. Assim poderei cantar infinitamente a vossa misericórdia.
Pai Nosso. Ave Maria. Glória ao Pai.

QUARTO DIA
Ó Jesus, reconheço-Vos como meu soberano absoluto. Não quero servir outro senhor, nem as minhas paixões nem os meus pecados. Reinai, ó Divino Rei, no meu pobre coração e tornai-o vosso para sempre.
Pai Nosso. Ave Maria. Glória ao Pai.

QUINTO DIA
Eu Vos contemplo, ó dulcíssimo Redentor, revestido dum manto de púrpura. É o vosso uniforme real: como ele me recorda o sangue! Sangue que foi derramado por mim.
Fazei, ó Jesus, que eu corresponda a tão grande sacrifício e não recuse nenhum
sofrimento por vossa causa.
Pai Nosso. Ave Maria. Glória ao Pai.

SEXTO DIA
Ó amabilíssimo Menino, ao contemplar-Vos segurando o mundo o meu coração inunda-se de alegria. Também me sustentais a mim em todos os momentos de minha vida,
e me guardais como vossa propriedade.
Cuidai de mim, ó Jesus, e socorrei-me em todas as minhas necessidades.
Pai Nosso. Ave Maria. Glória ao Pai.

SÉTIMO DIA
Sobre o vosso peito, ó Menino Jesus, brilha uma cruz: eis o estandarte de nossa redenção! Ó Divino Salvador, também eu tenho a minha cruz! Mas ela é bem mais leve que a vossa. Ainda assim eu me angustio muito.
Ajudai-me a carregá-la, para que eu possa colher os seus frutos. Bem sabeis, Divino Reizinho, o como sou fraco.
Pai Nosso. Ave Maria. Glória ao Pai.

OITAVO DIA
Sob a cruz, vislumbro no vosso peito,
ó Menino Jesus, a imagem de vosso pequenino coração. Vós sois o verdadeiro amigo,
que generosamente vos repartis e imolais por todos os vossos irmãos que são objecto do vosso terno amor.
Enchei-me o vosso amor, ó Jesus, e ensinai-me a corresponder aos vossos apelos.
Pai Nosso. Ave Maria. Glória ao Pai.

NONO DIA
A vossa mão direita é poderosa,
ó Menino Jesus! Quantas bênçãos derramais sobre aqueles que Vos honram e Vos invocam!
Abençoai-me também a mim e bendizei toda minha vida. Abençoai os meus desejos e socorrei-me em todas as necessidades.
Escutai, benigno, os meus pedidos e eu bendirei o vosso Santo Nome todos os dias da minha vida.
Pai Nosso. Ave Maria. Glória ao Pai.

(Chama nº 656 de 20 Janeiro 2008)

Sem comentários: