domingo, 6 de janeiro de 2008

Sobre a Ceia

Hoje, 5 de Janeiro, sob o olhar terno de Nossa Senhora do Carmo, celebramos mais uma Ceia de Reis. Foi a última duma já longa lista de quinze. Não há Ano Novo do Carmo bem começado que não tenha nos princípios a Ceia de Reis.
A festa começou com a Celebração da Eucaristia da Epifania do Senhor presidida pelo Prior da Comunidade. Seguiu-se, depois, no Salão do Centro Pastoral de São da Cruz, um sereno repasto em tons calorosos e familiares. No elenco das iguarias não faltou o bacalhau nem o bolo rei. Aliás, jamais o bacalhau faltou à ceia (e sem se repetir a receita)!
Éramos mais de cem comensais, o que fez do Salão um espaço muito acanhado e cheio de muito calor humano. Mas tudo se resolveu com a boa disposição de todos e a disponibilidade e simpatia dos que serviram às meses. A todos — aos que comeram e aos que prepararam — muito se agradecem estes momentos tão amáveis.
Se juntarmos aos comensais toda a equipa que preparou a festa (desde o descascar das batatas ao limpar dos pratos), então, pode dizer-se, éramos mais que muitos! Muitos mesmo.
Assim se ergue uma comunidade, comendo à Mesa do Cordeiro e não faltando à do bacalhau.
Deus seja louvado. Deus vos recompense.
Aqui ficam algumas fotos, que testemunham melhor que as palavras.













Sem comentários: