domingo, 3 de fevereiro de 2008

Quaresma, um caminho espiritual (I)


Este domingo é o último desta primeira parte do Tempo Comum. Logo depois chegam as Cinzas, acabam-se as folias e começam as penitências. Apresentamos aqui um breve programa para a sua caminhada da Quaresma. É melhor que comece já a caminhar; de contrário chegará ao fim sem (quase) nada ter evoluído, sem nada ter crescido para Deus.

1. Desprende-te de tantas palavras ocas e sem sentido; enche-te da Palavra de Deus.

2. Fortalece a tua fé com a participação diária na Eucaristia. Um peregrino não alcançará o fim do seu peregrinar sem saber porquê ou por quem peregrina.
3. Alimenta a tua consciência com a rectidão de espírito. Não caias na tentação de pensar que a tua consciência é aquilo que te dá a possibilidade de realizar ou pensar o que julgas conveniente. Deixa por isso que Deus a eduque.
4. Vive estes dias com sobriedade. Na verdade, não é porque se tem muito que se é mais feliz. A felicidade nasce do uso correcto e sensato das coisas, e não do esbanjamento ou da simples aparência.
5. Procura insistentemente um espaço de silêncio. Para aquilo que desejamos nunca há inconvenientes nem cansaço. Um templo pode ser o melhor sauna para o corpo e para o espírito.

(CHAMA 658 ­- 03 Fev ’08)

Sem comentários: