domingo, 3 de fevereiro de 2008

Quaresma, um caminho espiritual (III)


Este domingo é o último desta primeira parte do Tempo Comum. Logo depois chegam as Cinzas, acabam-se as folias e começam as penitências. Apresentamos aqui um breve programa para a sua caminhada da Quaresma. É melhor que comece já a caminhar; de contrário chegará ao fim sem (quase) nada ter evoluído, sem nada ter crescido para Deus.

11. Procura a paz. Trabalha por ela nos lugares que te são próximos, como no teu trabalho e na tua família. De que nos serve ansiar pela paz no mundo se, depois, somos incapazes de a alcançar nos nossos pequenos campos de batalha?

12. Se há muito tempo não te aproximas do sacramento da confissão, esforça-te por ir agora. A nossa vida necessita de contraditório, dum conselho, duma palavra oportuna. Precisa de alguém que em nome de Jesus vá ao fundo de nós, nos cure e nos perdoe. Por vezes um cristal limpo precisa simplesmente duma mão cuidadosa para o deixar resplandecente.

13. Guarda o jejum e a abstinência. Na verdade, nunca como hoje estiveram tão de moda as receitas para emagrecer. E a principal delas: não comer! Porém, a Quaresma diz-nos que para fortalecer o espírito é necessário que o façamos em nome de Jesus e porque Ele subiu à cruz. Caso contrário, nada disso tem a ver com a fé e até é pura manifestação de debilidade de fé.

14. Não te envergonhes de ser católico e cristão. Porque é que todos dizem o que querem e nós deveríamos manter um silêncio prudente? Porque existe tanta tolerância com outras religiões, e tão pouco respeito com a nossa? Recorda-te que as raízes da nossa terra são cristãs. Recorda-o e manifesta-o. De ti depende que continuem a sê-lo.

15. Se vives bem, e além disso reconfortado pelo teu dinheiro, julga que é uma bênção de Deus. Partilha, um pouco que seja, com os necessitados, com uma organização católica, com a tua comunidade, etc. Esse é o melhor caminho para tu fazeres esmola e, sobretudo, justiça.

(CHAMA 658 -­ 03 Fev ’08)

Sem comentários: