domingo, 3 de fevereiro de 2008

Quaresma, um caminho espiritual (II)


Este domingo é o último desta primeira parte do Tempo Comum. Logo depois chegam as Cinzas, acabam-se as folias e começam as penitências. Apresentamos aqui um breve programa para a sua caminhada da Quaresma. É melhor que comece já a caminhar; de contrário chegará ao fim sem (quase) nada ter evoluído, sem nada ter crescido para Deus.

6. Reconsidera sobre quem precisa da tua compreensão ou do teu perdão. Se estás indisposto com alguém, derruba os muros que vos separam. Mas se outros se afastaram de ti, não duvides em pedir perdão.


7. Lê em cada noite um fragmento da Palavra de Deus. De que no serve uma mesa se nela não nos servem alimentos? De que serve uma jóia valiosa se nunca se traz? A Bíblia é a pérola mais preciosa, mas nem sempre a mais cobiçada no lar cristão.

8. Sente-te bem dentro da tua comunidade. Reza por ela. Reza pelo papa, pelos bispos, pelos sacerdotes, especialmente por aqueles que tratam mais directamente contigo. No meio do deserto em que vivemos o Maligno a todos seduz. Lembra-te com caridade que os representantes da tua Igreja não são tão bons quanto quereriam, nem tão maus como por vezes os pintam.

9. Reza. Não julgues que é difícil. É uma questão de disposição. A oração tem dois movimentos: é o coração do palpitar de Deus com o homem e do homem com Deus.

10. Dá generosamente. Faz algo, ainda que seja pequeno, em favor de alguma causa. Mas, sobretudo, quando o fizeres fá-lo secretamente e oferece-o a Deus. Não te tornes em mais um membro encartado duma qualquer ONG. Enquanto cristão, a fonte do fazer o bem está em Deus e não no altruísmo.

(CHAMA 658 ­- 03 Fev ’08)

Sem comentários: