sábado, 20 de dezembro de 2008

COM MARIA ESPERANDO

O nosso Salvador está prestes a nascer, e nós somos convidados a saber esperar como Maria o fez, antes de presentear o mundo com o Filho de Deus!


Chegamos ao último Domingo de Advento, o qual é já uma preparação imediata da celebração do Natal do Senhor. E, o Evangelho narra-nos o anúncio a Maria, de que Ela iria ser a Mãe do Filho de Deus.
Desta forma Maria é-nos apresentada como o grande exemplo de como nos devemos abrir à vinda do Senhor. Uma vinda que acontece na concreta realidade da história humana, fruto de uma longa esperança na simplicidade, humildade e confiança do povo de Israel.
Não é por acaso, que em véspera de Natal nos seja oferecido, no Evangelho o exemplo de Maria. De facto Ela - como nós - recebe o anúncio da vinda do Senhor, à sua vida, à sua realidade, inclusive à sua carne e manifesta plena abertura a essa vinda com confiança, com plena fé, ainda que não compreenda como isso irá acontecer, pois ultrapassa os seus esquemas de pensar.
Contudo, Ela sabe dizer "sim" sem pôr qualquer reservas ou exigências. É uma resposta de fé e esperança, que ultrapassa em muito os seus planos e sonhos que antes vinha acalentando.
Voltando ao Evangelho verificamos que os elementos do relato da Anunciação são
tão simples, que até uma criança os compreende, mas que nós os complicamos quando temos a pretensão de os explicar.
Vivia em Nazaré uma jovem, chamada Maria. Estava prometida em casamento (desposada, diz o texto) a um homem chamado José, e um dia apareceu-lhe um Anjo, chamado Gabriel, (já antes tinha aparecido a Zacarias), que a saúda apelidando-a de "Cheia de Graça", e acrescentando: "o Senhor está contigo".
Para nós estas palavras não têm lá muito sentido, mas para os israelitas, bons conhecedores da Bíblia, são de fácil compreensão, pois tais cenas repetem-se várias vezes, especialmente nas grandes teofanias ou revelaçãos. Eis a razão por que Maria ficou perturbada, porque Deus a escolheu para uma grande missão. Missão essa que imediatamente o Anjo lhe transmite: "Conceberás e darás à luz um Filho, a quem porás o nome de Jesus; Ele será grande e chamar-se-á Filho do Altísimo; O Senhor Deus Lhe dará o trono de seu pai David; reinará eternamente sobre a casa de Jacob e o seu reinado não terá fim"
Maria compreendeu que Deus a escolhera para ser mãe de alguém que deveria levar a cabo uma grande missão, há muito anunciada e prometida pelos profetas, mas encontra um obstáculo, que Ela imediatamente transmite ao Anjo: "Como será isto, se eu não conheço homem?". E o Anjo, perante tal objecção, comunica-Lhe, certamente para maior embaraço de Maria, que a sua missão nada se compara a outras missões alguma vez exigidas a algum israelita, Ela conceberá de uma forma diferente: "o Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo te cobrirá com su sombra; por isso o Santo que vai nascer será chamado Filho de Deus".
Foi uma graça concedida a Maria, mas também uma árdua tarefa que Deus Lhe ofereceu! Mas Ela, na sua humildade e simplicidade, apanágio de quem sabe amar, limitou-se a balbuciar: "Faça-se em mim segundo a tua vontade".
No seu seio começava a formar-se, por obra e graça do Espírito Santo, o Filho de Deus, e Maria foi certamente aquela que melhor soube viver o Advento do Senhor, convertendo-se em mulher da fé, em mulher de esperança, porque também Ela esperava a vinda do seu e nosso Salvador.
O nosso Salvador está prestes a nascer, e nós somos convidados a saber esperar como Maria o fez, antes de presentear o mundo com o Filho de Deus.
Por isso também nós devemos confiar em Deus, entregrarmo-nos a Ele, para que como outrora fez Jesus Cristo na Palestina saibamos denunciar as injustiças, dar voz aos silenciados, levar um Boa Nova a todos aqueles que vivem desanimados, oprimidos, marginalizados, porque só então Jesus poderá tornar-se cidadão do nosso mundo. Enfim só assim haverá Natal!

Sem comentários: