sábado, 6 de dezembro de 2008

SONETO A PADROEIRA

No dia 8 de Dezembro de 1854 0 Papa Pio IX, proclamou o Dogma da Imaculada Conceição. No entanto, já nas cortes celebradas em Lisboa no ano de 1646 el-rei D. João IV proclamara a Virgem Nossa Senhora da Conceição como Padroeira do Reino de Portugal, prometendo-lhe em seu nome, e dos seus sucessores, o tributo anual de 50 cruzados de ouro. Ordenou o mesmo soberano que os estudantes na Universidade de Coimbra, antes de tomarem algum grau, jurassem defender a Imaculada Conceição da Mãe de Deus.
Aqui deixamos um soneto que emocionou o Papa Pio IX, ao escutá-lo, no dia da proclamação do dogama:

Sou verdadeira mãe de um Deus que é filho,
E sou sua filha, ainda ao ser-lhe mãe;
Ele de eterno existe e é meu filho,
E eu nasci no tempo e sou sua mãe.

Ele é meu Criador e é meu filho,
E eu sou sua criatura e sua mãe;
Foi divinal prodígio ser meu filho
Um Deus eterno e ter a mim por mãe.

O ser da mãe é quase o ser do filho,
Visto que o filho deu o ser à mãe
E foi a mãe que deu o ser ao filho;

Se, pois, do filho teve o ser a mãe,
Ou há de se dizer manchado o filho
Ou se dirá Imaculada a mãe.

Sem comentários: