sábado, 13 de dezembro de 2008

COMENTÁRIO

Neste terceiro Domingo de Advento, chamado "Domingo Gaudete", o Evangelho de João, que meditaremos ao longo desta semana litúrgica, apresenta-nos o Baptista. A leitura introduz-nos dizendo que este é o testemunho de João e logo nos narra que de Jerusalém os chefes judeus enviaram delegados para perguntar-lhe se era o Messias ou Eliass, que devia preceder a chegada do Messias.
A resposta de João é ambígua. Se por um lado não se reconhece como Messias, também não se reconhece como o Profeta que havia de vir. No entanto reconhece-se como "a voz que clama no deserto", que prepara a vinda do Messias .
Não satisfeitos com a resposta de João perguntam-lhe, então, porque estava a baptizar. E se a resposta não é muito directa, pelo menos reconhece aque o seu baptismo é só com água, é um baptismo exterior, mas Aquele que há-de vir trará consigo um baptismo que purifica todo o ser humano.
João Baptista foi um homem que soube entregar-se à sua missão e que soube ver o futuro que se avizinhava, os tempos há muito esperados.
Nós cristãos também temos de fazer o possível para que o Senhor chegue à vida de todos os homens e facilitar a aproximação destes a Deus.
O que é que temos feito nesse sentido?

Sem comentários: