sábado, 10 de outubro de 2009

COMENTÁRIO


É normal encontrarmos crianças na Igreja, na idade da catequese. Os próprios pais, mesmo quando não são muito praticantes, quando chega a altura de os filhos frequentarem a catequese, são os primeiros a preocupar-se com a inscrição dos mesmos, pois também eles um dia a frequentaram, e reconhecem que alguma coisa de bom aí receberam.
Há depois um período, após a catequese dos filhos, em que nem os pais nem os filhos se interessam pelas coisas de Deus... Contudo, quando os anos vão pesando, as pessoas voltam-se, de novo, para Deus, e regressam à Igreja. Até acho bem pois, como já dizia o sábio, "há um tempo para tudo".
No entanto o Evangelho deste Domingo, chama-me a atenção, pois é um jovem que se aproxima de Jesus, e Lhe pergunta o que deve fazer para alcançar a vida eterna.
Ontem, como hoje, os jovens sempre procuraram viver arredados da religião, e o comportamento desse jovem chama-nos à atenção.
Era alguém que, parecia, preocupar-se com a sua salvação, e encontrar a verdadeira vida!
Também a resposta/pergunta de Jesus, parece ser a mais normal: "Cumpres os mandamentos?"
A resposta do jovem é surpreendente: "Tudo isso faço desde a minha juventude!"
Surge, então o desafio de Jesus: "Vai, vente tudo; dá-o aos pobres e segue-Me".
Mas o jovem, entristecido, afastou-se... porque era muito rico!
Afinal aquele jovem não estava tão preocupado, como parecia, com a vida eterna, pois, para ele, pelos vistos eram mais importantes os bens materiais.
Também nós nos devemos interrogar, se não vivemos mais obcecados com os bens deste mundo de com o valor inestimável do Reino de Deus, do qual Jesus nos veio ensinar o caminho e abrir-nos as portas do mesmo!

nº 723 I 11 outubro ‘09

Sem comentários: