sábado, 27 de fevereiro de 2010

A PROCISSÃO DOS PASSOS


Neste segundo Domingo da Quaresma, se o tempo o permitir, sairá, uma vez mais, desta nossa Igreja do Carmo, a Procissão do Senhor Jesus dos Passos, como prescrevem os estatutos da Irmandade no artigo 38º:
Sendo o fim principal desta Irmandade promover o culto a Nosso Jesus dos Passos, realizar-se-á todos os anos, no segundo Domingo da Quaresma, a Procissão dos Passos, feita com toda a solenidade.
a) Na Sexta-feira anterior, depois do sol posto, será conduzida processionalmente a imagem de Nossa Senhora da Soledade ou do Encontro para a Igreja Paroquial da Vera Cruz.
b) Na noite de Sábado, véspera da Procissão, as imagens da Senhora da Soledade e do Senhor dos Passos estarão expostas para veneração dos fiéis até às 23h00, ou outra hora que se ache oportuna;
c) Pela tarde do referido Domingo [2º da Quaresma] sairá processionalmente da Igreja do Carmo a Imagem do Senhor Jesus dos Passos, realizando-se no percurso o Encontro, seguindo ambas as imagens para a Igreja do Carmo.
d) Após o recolher da Procissão far-se-á o Sermão do Calvário.
§ único - No caso de não poder sair a Procissão no segundo Domingo da Quaresma, a mesma será transferida para o Domingo seguinte.
Não podemos precisar quantos anos tem a nossa Procissão dos Passos, mas podemos afirmar que esta Procissão, que serviu de modelo a outras procissões de Aveiro, granjeou fama graças à dedicação dos muitos irmãos que serviram a Irmandade, e em jeito de homenagem gostaria de lembrar hoje o Sr. João Sacristão, João da Naia Sardo, há poucos anos falecido e o parceiro Abel Ferreira da Encarnação Durão que há meses terminou a sua “procissão” aqui na terra.

nº 743 I 28 Fevereiro ‘10

Sem comentários: