sábado, 20 de fevereiro de 2010

REZAR COM OS SALMOS


O Salmo 90 é um dos mais típicos da Quaresma. Este é um salmo de peregrinação, ou seja gradual, (aqueles salmos que os judeus entoavam quando peregrinavam à Cidade Santa), que faz entrar em cena um rei, empenhado numa guerra nacional, mas ao mesmo tempo religioso, contra as nações pagãs, ou seja, uma luta contra as forças do mal. Sobe em peregrinação ao templo para passar ali a noite, na esperança de ser favorecido com uma revelação divina, com algum oráculo…
O Demónio, no trecho das “tentações no deserto”, que nos é oferecido neste primeiro Domingo da Quaresma, cita este mesmo salmo, pelo que podemos dizer que Jesus é o Rei-Messias que vem lutar contra todas as forças que nos oprimem.

SALMO RESPONSORIAL – Salmo 90 (91)

Refrão: Estai comigo, Senhor, no meio da adversidade.

Tu que habitas sob a protecção do Altíssimo
e moras à sombra do Omnipotente,
Diz ao Senhor:
«Sois o meu refúgio e a minha cidadela:
meu Deus, em Vós confio».

Nenhum mal te acontecerá
nem a desgraça se aproximará da tua tenda,
porque Ele mandará aos seus Anjos
que te guardem em todos os teus caminhos.

Na palma das mãos te levarão,
para que não tropeces em alguma pedra.
Poderás andar sobre víboras e serpentes,
calcar aos pés o leão e o dragão.

Porque em Mim confiou, hei-de salvá-lo;
hei-de protegê-lo, pois conheceu o meu nome.
Quando Me invocar, hei-de atendê-lo,
estarei com ele na tribulação,
hei-de libertá-lo e dar-lhe glória.

nº 742 I 21 Fevereiro ‘10

Sem comentários: