segunda-feira, 24 de maio de 2010

Ecos de uma viagem

Qualquer viagem de um Papa a qualquer país move multidões. Já assim acontecera quando o papa Paulo VI peregrinou a Fátima no Quinquagésimo aniversário das Aparições em 13 de Maio de 1967. O mesmo sucedeu como o Papa João Paulo II nas visitas realizadas a Portugal em Maio de 1982, em 1991, no mesmo mês, e em 13 de Maio do Grande Jubileu do ano 2000, por ocasião da beatificação dos Bem-aventurados Francisco e Jacinta.
De 11 a 14 de Maio do presente ano coube a vez de Portugal receber a visita do sucessor de Pedro, o Papa Bento XVI. Como ele o disse, também como peregrino de Fátima.
Havia muita expectativa acerca da viagem do Santo Padre a Portugal, pois acontecia num momento em que a Igreja e o Papa estavam sob fogo, e muitos interrogavam-se qual seria o acolhimento de Sua Santidade em Portugal, onde os meios de comunicação pareciam ávidos de encontrar novos escândalos no seio da Igreja.
Felizmente que os católicos portugueses souberam responder à altura, e foi lindo ver aquelas dezenas milhares de pessoas participar na Eucaristia no Terreiro do Paço, e aqueles onze mil jovens a fazer uma serenata ao Papa, junto do edifício da Nunciatura, onde Bento XVI se preparava para descansar.
Em Fátima, onde por si o dia 13 de Maio, congrega milhares de peregrinos o Papa pode respirar a fé do povo português (e não só).
Finalmente no dia 14 na cidade do Porto o norte de Portugal disse “sim” enchendo a Avenida dos Aliados e as ruas que para lá convergem, bem como outras praças próximas.
Pena foi que um grupo de pessoas andasse, quer em Lisboa quer no Porto, a distribuir um qualquer panfleto denegrindo a pessoa do Papa, pessoas essas que dizem paladinas da liberdade, que são acérrimas defensoras dos direitos dos animais e até confessam respeitar os sentimentos religiosos dos outros, mas não respeitam a pessoa do Papa nem dos católicos; também lamentamos que um grupo de jovens andasse a distribuir preservativos confundido a visita do Papa a Portugal com um qualquer festival de Verão.
Contudo, valeu a pena

Sem comentários: