sábado, 8 de maio de 2010

SANTO PADRE, SEDE BEM-VINDO!


Desde as suas origens Portugal esteve sempre ligado à igreja. Nasceu graças às Cruzadas do Ocidente, e de Roma recebeu o reconhecimento como País. Já lá vão muitos séculos, mas os últimos papas, desde joão XXIII até João Paulo II, todos visitaram Portugal, peregrinando a Fátima, ainda que alguns nessa ocasião não fossem Chefes da Igreja. Agora que Bento XVI percorre um caminho que, por sinal já conhece, só nos resta dizer: Santo Padre, Sede Bem-vindo!

É já no próximo dia 11, Terça-feira que Sua Santidade, o Papa Bento XVI, inicia a sua visita a Portugal. Oportunamente a Conferência Episcopal Portuguesa emitiu uma nota acerca deste acontecimento de suma importância para a Igreja de Portugal.
Da mesma, reproduzimos alguns excertos:
“A visita do Papa Bento XVI a Portugal é um acontecimento de singular importância e, por isso, deve ser preparada condignamente, não apenas no brilho exterior e no ambiente festivo, mas sobretudo no horizonte da fé, da construção da unidade eclesial e de uma sociedade mais justa e fraterna. Vem até nós como peregrino e a Igreja em Portugal deverá caminhar com o sucessor de Pedro, redescobrindo no cristianismo uma experiência de sabedoria e missão. Sabedoria vivida no conhecimento das realidades terrestres, a partir de uma referência a valores, de modo que, na fidelidade à identidade cristã, sejamos capazes de dar um contributo positivo à construção de uma sociedade mais justa; missão como itinerário de uma vida que se quer mergulhada no mundo, mas diferente em opções e atitudes, e que, sobretudo pelo exemplo, anuncia Cristo e a sua boa nova.”
Depois, de exortar os fiéis a fazer uma preparação adequada, tendo como ponto de partida a mensagem quaresmal que o Sumo
Pontífice, dirigiu a toda a Igreja, e da Festa da Páscoa, que ainda estamos a viver, prossegue:
“A visita do Papa não é apenas a Lisboa, a Fátima e ao Porto, mas a todo o Portugal, a todos os portugueses e também aos nossos irmãos imigrantes que trabalham e convivem connosco. O Papa a todos quer saudar, independentemente do seu credo ou da sua ideologia.
Assim, a nossa presença nos diversos momentos e lugares do programa da visita, testemunhará o amor ao Papa e a vontade explícita de aceitar as suas propostas. Para facilitar a comunicação, foi criado um site oficial – www.bentoxviportugal.pt – onde é possível encontrar as mais variadas informações, de modo a dinamizar a preparação, a realização e a continuidade da visita.”
E Continua:
“A nossa tradição cristã está marcada pelo respeito, apreço e fidelidade à Igreja de Roma. A cátedra de Pedro e dos seus sucessores, como recorda S. Inácio de Antioquia, é ‘a que preside na caridade’, entre todas as Igrejas locais.
Preparar a visita do Papa Bento XVI e acolher os seus desafios deverá desenvolver em nós os dinamismos seguintes:
- Reavivar a nossa fé através de um encontro mais consciente com a Palavra de Deus, dando às nossas comunidades um rosto missionário.
- Dinamizar a nossa esperança, para podermos abrir caminhos de solução às dificuldades e crises que a nossa sociedade atravessa.
- Revigorar a nossa caridade, dando maior consistência aos inúmeros espaços de solidariedade e acção social, como resposta aos dramas da sociedade, particularmente as novas formas de pobreza.
- Fortalecer a nossa unidade através de um projecto de pastoral comum, acolhido por todas as comunidades, com o intuito de poder responder às alterações civilizacionais em que vivemos.”
Para alcançar tais fins, a referida Nota Pastoral apresenta algumas sugestões para a preparação da visita do Santo Padre a Portugal:
- Colocar esta visita nas intenções da oração pessoal e comunitária.
- Aproveitar as acções de formação que a Igreja costuma promover (Retiros, Cursos, Encontros, Palestras, Publicações) para abordar temas relacionados com o Papa [...].
- Promover e facilitar a participação nas celebrações eucarísticas presididas pelo Santo Padre em Portugal [...] .”
E termina com um apelo:
“Queremos apelar a todos, para que não deixem que esta visita do Santo Padre se esgote num mero acontecimento passageiro, porventura muito participado e festivo, mas que seja antes uma semente que germine e dê frutos de renovação espiritual, apostólica e social.”
A nós só nos cabe dizer do fundo do coração: Santo Padre, SEDE BEM-VINDO!

nº 753 I 09 maio ‘10

Sem comentários: