sexta-feira, 11 de junho de 2010

Comentário

O Trecho do Evangelho deste XII Domingo oferece-nos duas situações bastante distintas, embora unidos pelo facto dos intervenientes serem mulheres.
Começa o trecho por nos apresentar o ambiente. Um fariseu convidara Jesus para comer com ele. Jesus aceitou o convite e tomou o seu lugar na mesa. Cremos que seria em dia de Sábado, pois era costume as pessoas importantes convidarem os “oradores” que comentavam as leituras nas sinagogas, em dia de celebração.
Entretanto, e possivelmente ainda não tinham iniciado o repasto, entra uma mulher, que parece ser conhecida de todos, não pelas suas boas obras, mas, pelo contrário, sua má conduta. Colocou-se atrás de Jesus, começa a chorar, banhando os pés do Mestre com as suas copiosas lágrimas, beija-os, unge-os com perfume, e com os seus longos cabelos começa a enxugá-los!
Era um cena, creio, pouco usual, o que levou o generoso anfitrião, a julgar que se tinha equivocado ao ter dirigido o convite a Jesus, pois, pensou que se Jesus fosse de facto um ‘profeta’ conheceria a pecaminosa vida daquela mulher, que afinal todos os santos e pecadores da cidade conheciam!
Jesus, ao conhecer o íntimo de Simão, era esse o nome do fariseu que O convidara, faz-lhe uma dura reprimenda porque aquela mulher outra coisa não fizera que reproduzir os gestos de que o fariseu deveria ter feito: receber condignamente Jesus, como era normal então… por isso o Mestre apressa-se a levar a cabo a sua missão: perdoar os pecados daquela pobre pecadora.
E Lucas aproveita este episódio para dizer que outras mulheres, que a quem Jesus tinha curado de espíritos impuros e de outras doenças também acompanhavam Jesus, fazendo parte dos seus discípulos, citando os nomes de Maria Madalena, Joana e Susana.
É verdade que no tempo de Jesus já se conheciam casos de mulheres que contribuíam generosamente para a sustentação de rabinos, mas não há conhecimento de mulheres que integrassem o grupo de discípulos de um rabino.
Embora outras fontes nos informem que esse grupo de mulheres ajudavam Jesus e os seus discípulos com os seus haveres, cabe-nos ressaltar o facto das mesmas integrarem o grupo dos discípulos de Cristo, o que põe em relevo o papel da mulher na Igreja.

Sem comentários: