sábado, 23 de abril de 2011

CAPÍTULO PROVINCIAL

De 26 a 29 de Abril  De 26 a 29 de Abril  vai realizar-se, no  Santuário do Menino Jesus, em Avessadas, Marco de Canaveses, o XI Capítulo da Província Portuguesa da Ordem dos Carmelitas Descalços.
De facto foi em 1981 que foi erecta (ou melhor restaurada) a Província de Nossa Senhora do Carmo, sucedendo assim à Província de São Filipe, que, entretanto, fora extinta em 1834, aquando da  extinção das Ordens Religiosas em Portugal, tendo-se então realizado naquele  ano o primeiro capítulo da nova Província. 
Nas palavras do Pe. Provincial, Fr. Pedro Lourenço Ferreira:  “Este é um acontecimento de graça que a Província dos Carmelitas vem a preparar há bastante tempo a fim de poder tomar, durante estes breves dias, as melhores decisões para o triénio 2011-2014. O Capítulo inicia-se com a Eucaristia votiva do Espírito Santo, colocando assim este acontecimento sob a acção do Espírito Santo. Seguir-se-á a apresentação do relatório de actividades e de contas do triénio que agora finda, nos quais se dará uma imagem geral do estado da província. Da parte de tarde do primeiro dia far-se-á a eleição do novo Provincial com a abertura da votação dos religiosos de toda a província. Se nenhum dos religiosos elegíveis obtiver mais de 50%, serão os padres capitulares a elegerem o provincial. 
A seguir, eleger-se-ão os 4 novos conselheiros que formarão o novo governo e liderarão o Capítulo com a definição das grandes linhas programáticas com a tomada de decisões tais como a formação de comunidades com os seus projectos, as comissões, os novos cargos...”
Convém, contudo, lembrar que esse Capítulo Provincial se realiza num contexto de renovação e reestruturação da presença da Ordem na Península Ibérica. De facto, pelas mais diversas razões, das quais destacamos a falta de vocações e a idade avançada dos religiosos, está em curso a criação de uma única Província nesta zona geográfica, com a possível supressão de algumas comunidades religiosas.
Sem pretender criar alarmismos, como frequentemente acontece, unicamente pedimos que ajudeis, com as vossas orações, o nosso Capítulo a tomar as decisões que melhor sirvam a Igreja.

N.B.: No sítio da Ordem, durante todo o Capítulo serão actualizadas as informações,  partilhando com toda a família carmelita e amigos as principais decisões. 

Chama n.º 793 | 24 ABRIL ‘11

Sem comentários: