sábado, 9 de abril de 2011

ORAR COM OS SALMOS

O Salmo 129 é um salmo de súplica, que expressa uma relação muito íntima do salmista, e de quem o reza ou canta,  com o Senhor.  É um apelo ao Senhor, para que atenda as preces de quem O invoca,  e  perdoe as suas infidelidades,  porque se tal não acontecer ninguém poderá salvar-se, pois muitos são os seus pecados. Ao mesmo tempo  o salmista expressa a sua confiança no Senhor, porque é misericordioso, e n’Ele  há “abundante redenção”.
No entanto, apesar de ser um salmo de súplica, os judeus  também o entoavam quando peregrinavam a Jerusalém, pelo que também se pode incluir nos chamados salmos “graduais”.
Este salmo é bastante usado na liturgia dos defuntos, e é conhecido como o “De profundis” devido  ao seu início na tradução latina da Vulgata.

Refrão: No Senhor está a misericórdia e
             abundante redenção. 
     Ou: No Senhor está a misericórdia, 
            no Senhor está a plenitude da redenção.

Do profundo abismo chamo por Vós, Senhor,
Senhor, escutai a minha voz.
Estejam os vossos ouvidos atentos
à voz da minha súplica.

Se tiverdes em conta as nossas faltas,
Senhor, quem poderá salvar-se?
Mas em Vós está o perdão
para Vos servirmos com reverência.

Eu confio no Senhor,
a minha alma confia na sua palavra.
A minha alma espera pelo Senhor,
mais do que as sentinelas pela aurora.

Porque no Senhor está a misericórdia
e com Ele abundante redenção.
Ele há-de libertar Israel
de todas as suas faltas.

Chama n.º 791 | 10 Abril ‘11

Sem comentários: