sábado, 30 de abril de 2011

O SANTO QUE ESTEVE CONNOSCO!


Hoje a Igreja está em festa! Hoje todos os cristãos rejubilam porque, em Roma, o Papa João Paulo II recebe a honra dos altares!
Também nós nos associamos a este acontecimento oferecendo aos nossos leitores um breve resumo da vida de João Paulo II, o Papa que tanto amou  Fátima e a nossa Pátria, manifestando-o nas visitas, e mensagens que nos deixou nas diversas vezes que esteve entre nós. 


Hoje a Igreja está em festa! Hoje todos os cristãos rejubilam porque, em Roma, o Papa João Paulo II recebe a honra dos altares!
De facto João Paulo II não é um cidadão polaco, nem muito menos um Papa. Ele foi um peregrino da Igreja, tendo visitado 129 países, tornando-se simultaneamente um cidadão desses mesmos países pela empatia que transmitia e pela simpatia que repartia. Todos, crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos sentiram em João Paulo II um amigo que irradiava alegria.
Karol Józef Wojtyla, é esse o nome da sua cédula pessoal, nasceu  em 18 de Maio de 1920, em Wadowice, uma cidade situada no  sul da Polónia, a trinta quilómetros de  Cracóvia, cidade esta considerada a capital religiosa da Polónia. Era filho de Karol Wojtyla, um oficial do exército austro-húngaro, até a independência da Polónia em 1918, passando depois na  sua pátria  exercer funções administrativas em Wadowice, e de Emília Kaczorowska, que faleceu quando o futuro Papa tinha apenas nove anos.
Desde muito novo o jovem Karol [Carlos] interessou-se pelo teatro, pela música popular e pela literatura polacas. No entanto, em 1938 o pai transferiu-se para Cracóvia a fim corresponder aos desejos do filho de estudar Filosofia e Linguística, inscrevendo-se Karol na faculdade de Letras da Universidade de Cracóvia e na Escola de Arte Dramática, mas isso não o impediu de ser uma atleta nato, chegando a jogar numa equipa amadora de Wadowice.
Poucos dias antes de completar 22 anos faleceu o seu pai.  Nesta altura a Polónia confrontava-se, à semelhança de muitos outros países da Europa, com a segunda Guerra Mundial, sendo invadia pela Alemanha Nazi e posteriormente pela União Soviética, sendo um dos países que mais sofreu com essa ignóbil guerra, pelo que não é de admirar que o jovem Karol tenha assististido à morte de muitos dos seus amigos e colegas. Para evitar a sua deportação para a Alemanha, trabalhou numa fábrica de produtos químicos.
Em 1942 ingressou no curso de Teologia da Universidade de Jaguellon, vivendo clandestinamente com outros seminaristas, continuando a trabalhar na referida fábrica.
Após a rebelião de Varsóvia o Bispo Cracóvia refugiou os seminaristas da sua diocese no sótão da Casa Episcopal, onde viveram cinco meses sem ver o Sol.
Foi ordenado sacerdote, aos 26 anos, na Solenidade de Todos os Santos de 1946. No ano seguinte o seu bispo enviou-o para Roma licenciando-se em Teologia na Universidade Pontifícia “Angelicum”, em Roma, obtendo posteriormente o grau de Doutor em Filosofia.
Regressado à Polónia prossegue os seus estudos teológicos obtendo agora o doutoramento em Teologia.
Aos 38 anos, em 1958, foi nomeado bispo auxiliar de Cracóvia, tendo escolhido como lema “Totus Tuus”, revelando o seu amor e devoção a Nossa Senhora.
Em Maio de 1967, aos 47 anos de idade Karol Wojtyla foi nomeado cardeal pelo Papa Paulo VI.
Após a morte de João Paulo I, participa em novo conclave sendo eleito Papa no dia 15 de Outubro de 1978, dia da Solenidade de Santa Teresa de Jesus, tornando o 264º sucessor de São Pedro,  escolhendo o nome de João Paulo II, em homenagem aos seus predecessores,
Durante o seu longo Pontifica João Paulo II foi vítima de um atentado em 13 de Maio de 1981, atribuindo a sua sobrevivência a Nossa Senhora de Fátima, da qual se torna um grande devoto, pelo que no ano seguinte, (1982) torna-se também peregrino de Fátima, Santuário que visitará mais duas vezes, em 1991 e no ano Jubilar de 2000, ocasião em que presidiu à cerimónia da Beatificação dos Bem-aventurados Jacinta e Francisco Marto, videntes e Fátima.
O seu pontificado foi o terceiro mais longo da História, foram mais de 26 anos, tendo realizado mais de 100 visitas pastorais, fora de Itália, tendo visitado 129 países e mais de 1000 localidades!
Deixou-nos muitos documentos pontifícios: 14 Encíclicas, 15 Exortações Apostólicas e 44 cartas apostólicas, tendem ainda, durante o seu Pontificado, publicado cinco livros.
Faleceu no dia 2 de Abril de 20005 e hoje, 2º Domingo de Páscoa, Domingo da Divina Misericórdia, festa por ele foi instituída, receberá as honras dos altares. 
Rejubilamos contigo Beato João Paulo II!

Chama n.º 794 | 01 MAIO ‘11

Sem comentários: