sábado, 14 de maio de 2011

CONHECER, ESCUTAR, ENCONTRAR!

Em Domingo do Bom Pastor, o 4º do Tempo de Páscoa, celebra A Igreja o Dia Mundial de Oração Pelas Vocações. Bento XVI diz, na sua Mensagem, que para seguir a Cristo é necessário conhecê-Lo intimamente, escutá-Lo na Palavra e encontrá-Lo nos Sacramentos. Recorda-nos ainda que o dever de fomentar vocações pertence a toda a comunidade cristã!

A Igreja celebra no 4º Domingo de Páscoa o Dia do Bom Pastor, porque neste Domingo o Evangelho Dominical apresenta-nos um excerto que nos fala de Cristo, como o Bom Pastor. Também muitos fiéis neste dia manifestavam o seu apreço àqueles que tinham a missão de os apascentar, e de uma maneira especial aos seus párocos, cujo título varia de paróquia para paróquia e de região para região! 
Por essa razão este Domingo foi escolhido para comemorar o Dia Mundial de Oração pelas Vocações.
Hoje queremos partilhar convosco alguns excertos da mensagem que Bento XVI, dirigiu a toda a Igreja, e também a cada um de nós, 
O Santo Padre escolheu para este 48.º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, o tema: ‘Propor as vocações na Igreja local’, escrevendo:
“A arte de promover e cuidar das vocações encontra um luminoso ponto de referência nas páginas do Evangelho, onde Jesus chama os seus discípulos para O seguir e educa-os com amor e solicitude. Objecto particular da nossa atenção é o modo como Jesus chamou os seus mais íntimos colaboradores a anunciar o Reino de Deus. Para começar, vê-se claramente que o primeiro acto foi a oração por eles: antes de os chamar, Jesus passou a noite sozinho, em oração, à escuta da vontade do Pai, numa elevação interior acima das coisas de todos os dias. A vocação dos discípulos nasce, precisamente, no diálogo íntimo de Jesus com o Pai. As vocações ao ministério sacerdotal e à vida consagrada são fruto, primariamente, de um contacto constante com o Deus vivo e de uma oração insistente que se eleva ao ‘Dono da messe’ quer nas comunidades paroquiais, quer nas famílias cristãs, quer nos cenáculos vocacionais.”
E Santo Padre prosegue:
“O Senhor, no início da sua vida pública, chamou alguns pescadores, que estavam a trabalhar nas margens do lago da Galileia: ‘Vinde e segui-Me e farei de vós pescadores de homens’.
A proposta, que Jesus faz às pessoas ao dizer-lhes ‘Segue-Me!’, é exigente e exaltante: convida-as a entrar na sua amizade, a escutar de perto a sua Palavra e a viver com Ele; ensina-lhes a dedicação total a Deus e à propagação do seu Reino, segundo a lei do Evangelho”. 
Bento XVI continua:
“Também hoje, o seguimento de Cristo é exigente; significa aprender a ter o olhar fixo em Jesus, a conhecê-Lo intimamente, a escutá-Lo na Palavra e a encontrá-Lo nos Sacramentos; significa aprender a conformar a própria vontade à d’Ele. Trata-se de uma verdadeira e própria escola de formação para quantos se preparam para o ministério sacerdotal e a vida consagrada, sob a orientação das autoridades eclesiásticas 
competentes. O Senhor não deixa de chamar, em todas as estações da vida, para partilhar a sua missão e servir a Igreja no ministério ordenado e na vida consagrada.
É preciso que cada Igreja local se torne cada vez mais sensível e atenta à pastoral vocacional, educando a nível familiar, paroquial e associativo, sobretudo os adolescentes e os jovens. 
Sua Santidade recorda-nos quais cabe a todos fomentar as vocações:
“O Concílio Vaticano II, explicitamente, que o ‘dever de fomentar as vocações pertence a toda a comunidade cristã, que as deve promover sobretudo mediante uma vida plenamente cristã’. Por isso, desejo dirigir uma fraterna saudação de especial encorajamento a quantos colaboram de vários modos nas paróquias com os sacerdotes. Em particular, dirijo-me àqueles que podem oferecer a própria contribuição para a pastoral das vocações: os sacerdotes, as famílias, os catequistas, os animadores. Aos sacerdotes recomendo que sejam capazes de dar um testemunho de comunhão com o Bispo e com os outros irmãos no sacerdócio, para garantirem o húmus vital aos novos rebentos de vocações sacerdotais. Que as famílias sejam ‘animadas pelo espírito de fé, de caridade e piedade’, capazes de ajudar os filhos e as filhas a acolherem, com generosidade, o chamamento ao sacerdócio e à vida consagrada”. 
E, conclui:
“A capacidade de cultivar as vocações é sinal característico da vitalidade de uma Igreja local. Invoquemos, com confiança e insistência, a ajuda da Virgem Maria, para que, seguindo o seu exemplo de acolhimento do plano divino da salvação e com a sua eficaz intercessão, se possa difundir no âmbito de cada comunidade a disponibilidade para dizer ‘sim’ ao Senhor, que não cessa de chamar novos trabalhadores para a sua messe”. 

Chama n.º 796 | 15 MAIO ‘11

Sem comentários: