sábado, 21 de maio de 2011

VISÕES E COMPROMISSO

Embora vivamos num mundo macerado pelo consumismo e pelo laicismo, há, no entanto, muitos cristãos  ávidos de novas “revelações”, e correm céleres para os locais onde supostamente houve uma “aparição”. Respeitamos  essas pessoas, mas  seria preferível, que cada cristão se   disponibilizasse e empenhasse, antes, a exercer um serviço na Igreja à semelhança dos primeiros Diáconos.

Os jornais não o noticiaram e, parece-me que também não mereceu qualquer espaço nos blocos informativos dos nossos canais de televisão. Talvez, se tivesse ocorrido nos Estados Unidos da América os nossos “mass media” tivessem feito disso notícia, como, infelizmente temos constatado em algumas “peças jornalísticas”  que unicamente nos são oferecidas porque ocorrem em países onde se encontram os “correspondentes” ou os “enviados especiais” das estações televisivas.
Desta vez aconteceu em Fátima, e até lá estavam, pelo menos duas estações de televisão nacionais a fazer a transmissão! Sim, aconteceu em Fátima, e embora não tivéssemos estado presentes, alguém que nem sequer conhecemos pessoalmente, e certamente sem a menor pretensão, nos enviou uma mensagem para o nosso endereço electrónico, como o fizera para muitos amigos. 
Passo a transcrever:
“Partimos rumo a Fátima, agradecer pelas melhoras do nosso Guillaume, por este já estar consciente e pedir a sua plena recuperação. A caminhada até ao Santuário dos Milagres não foi fácil, fazia tanto calor, cheguei mesmo a sentir-me muito mal, por causa das quedas de tensão e a pensar que não conseguiria lá chegar, mas conseguimos chegar a tempo à recitação do Terço e á Procissão das velas. As cerimónias não terminaram aqui e a noite de vigília foi linda e passou muito depressa, pudemos participar em várias missas, recitações do terço e procissões. 
A missa do dia treze, era aguardada com grande ansiedade por milhares de peregrinos (cerca de 35 mil peregrinos, de 25 países, chegaram a pé até Fátima) e muitos, passaram a noite a “guardar o lugar”, para verem passar por perto a imagem linda de Nossa Senhora de Fátima. A procissão, teve início pelas 10h00 e a seguir assistimos à tradicional missa do 13 de Maio, debaixo de um sol escaldante, esta foi celebrada pelo Cardeal americano Sean O’Malley, arcebispo de Boston (EUA), que emocionou todos os presentes. […]
A beatificação do Papa João Paulo II, a 1 de Maio, em Roma, foi o tema central da celebração dos 94 anos das aparições da Virgem Maria aos três pastorinhos na cova da Iria, no dia 13 de Maio de 1917 e muitos foram os aplausos ao Beato João Paulo II.
Antes da tradicional procissão do adeus, tal como escrevi anteriormente éramos milhares de peregrinos presentes naquele recinto, concentrávamos os nossos olhares nos vários ecrãs onde era exibido um filme de 13 minutos que relatava momentos da vida de João Paulo II e da sua ligação ao Santuário da Cova da Iria. O filme também relembrou o momento em que ele depositou a bala do atentado sofrido na Praça de São Pedro, no Vaticano, no altar de Nossa Senhora de Fátima, levando às lágrimas os milhares de fiéis.
Quando as primeiras imagens do nosso querido Beato João Paulo II, surgiram nos ecrãs, e a sua voz ecoou, dirigimos o olhar para o céu, onde uma auréola, com as cores do arco-íris, circulava o sol, várias andorinhas voavam dentro daquele círculo, foi lindo, é inexplicável. Houve muitas, muitas lágrimas de emoção a rolar pelos  nossos rostos e nos rostos de muitos peregrinos que diziam verem um ‘milagre’, eu mesma exclamei: ‘É um milagre de Deus, o papa veio visitar-nos’, muitas pessoas dirigiam os telemóveis para o sol para registar o momento em fotografia, nós também, mas as fotos que temos, não são comparáveis ao que pudemos presenciar ali. Tal como já disse é inexplicável, tenho consciência de que as pessoas que não são crentes irão associar o que ali se passou, a um fenómeno meteorológico, mas eu afirmo que é demasiada coincidência.”
Este foi um fenómeno (não lhe chamaria “milagre”), testemunhado  por muitas outras pessoas.
Estou em crer que se o fenómeno fosse previamente anunciado, como fora o denominado “milagre do Sol” de Outubro de 1917, muitos mais milhares de pessoas ter-se-iam deslocado a Fátima.
De facto há muitas pessoas, que se dizem cristãs, que vivem apegadas a revelações e  à procura de manifestações divinas! Acorrem a todos os locais onde há presumíveis aparições, e esquecem-se de fazer da sua vida um “evangelho vivo”.
Neste Quinto Domingo de Páscoa, o trecho do livro dos Actos dos Apóstolos, convida-nos a exercer graciosa e desinteressadamente o nosso ministério.
Perante um desentendimento entre cristãos devido às suas origens, onde as viúvas de uma facção eram bem atendidas, ao contrário do que acontecia com as viúvas helenistas, os Apóstolos, porque acharam que era preferível continuar a pregar a Palavra de Deus, decidiram escolher, de acordo com a comunidade, sete homens “de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria” para desempenhar o “serviço das mesas”, nascendo assim o ministério da diaconia.  
Hoje, sem descurar o aprofundamento da nossa fé,  devemos estar disponíveis para exercer o ministério em favor dos irmãos!  

Chama n.º 797 | 22 Maio ‘11

Sem comentários: