sábado, 15 de dezembro de 2007

Domingo Gaudete2

No Domingo passado, animados pela liturgia da Igreja, os nossos corações abriram-se ainda mais para os caminhos do Senhor que vem. O Deus da esperança vai fazendo em nós a sua boa obra, e a paz inunda o coração dos cristãos que vivem da fé e a procuram confirmar com obras.
Continuamos em Advento.
A Igreja caminha em tensão expectante. Oxalá toda a Igreja espere, porque em nós ressoa a voz do Apóstolo Paulo que nos grita com clamores de júbilo: Gaudete in Domino semper, iterum dico, gaudete! Alegrai-vos sempre no Senhor, novamente vos digo, alegrai‑vos!
Há hoje na Missa uma surpresa: a cor rosa, raramente vista na liturgia. É uma cor que quer dizer que nos encontramos em penitência, embora envolvidos em esperançosa alegria.
Neste domingo a Igreja revestida de cor rosa, proclama: Não andeis tristes, mas alegres! Não desespereis, mas esperançai! E depois, suavemente, diz a razão dessa alegria: Dominus enim prope est, Porque o Senhor está a chegar!
A Igreja alegra-se por pressentir levemente que o Senhor está a chegar. O Corpo místico de Cristo, estendido por toda a face da Terra canta neste Domingo o Gaudete in Domino!
É um canto na esperança.
(Chama 651, 16 de Dezembro de 2007)

Sem comentários: