sábado, 15 de dezembro de 2007

Domingo Gaudete4

Cristo está tão próximo que João Baptista, no Evangelho de hoje, já o assinala presente no meio de nós. Aos fariseus que perguntam ao Baptista: «Tu quem és?», ele respondeu com a verdade, ele «Confessou e não negou», e depois disse: «Porém, no meio de vós está aquele a quem não conheceis: esse é aquele que há-de vir.»
No meio de vós, quer dizer, na Eucaristia; quer dizer, nos sacrários do mundo inteiro!
No livro do Apocalipse, Ele diz: «Eis que estou à porta e chamo». Ele já está no meio de nós, Ele está a chamar.
Aquele a quem João Baptista — o maior dos filhos de mulher — não é digno de desatar a correia das sandálias, está à porta de cada homem e cada mulher esperando que a abram...
E a Igreja ao vê-lo chegar, alegra-se. E a alegria da Igreja ilumina a nossa vida e abre portas à nossa alegria.
A nossa alegria está in Domino. A Igreja recorda-nos o que bem sabiam os primeiros cristãos: que a verdadeira alegria «está no Senhor»! Vem desde cima e desde dentro, desde Deus e desde a fé! Ela não se encontra à mercê dos acontecimentos, nem dependes das oscilações da vida. Ela tem as suas raízes no próprio Deus, bem firmadas na esperança: «Alegrai-vos sempre no Senhor».
A alegria que celebramos antecipadamente neste Domingo é um desafio ao cristão para que injecte a alegria divina nas coisas humanas, aquela alegria que elas por si sós não podem ter nem dar.
O mundo anda triste, porque busca a alegria que só Deus pode dar... e não a busca em Deus!
A nossa alegria não é a de estarmos satisfeitos, mas a que recebemos de Deus por sermos seus filhos. A alegria do Advento é a alegria cristã de sempre, «porque o Senhor está próximo».

Sem comentários: