sábado, 29 de dezembro de 2007

(Olhar) A Sagrada Família de Nazaré (iv)

O que podemos aprender na Escola de Nazaré?
Tudo isto e muito mais. Todos podemos aprender na Escola de Nazaré, onde, mãe, pai e filho são os professores.
Os pais podem aprender com José a ser solícitos vigilantes e atentos, trabalhadores, providentes do lar e homens de fé que sabem discernir a vontade de Deus a seu respeito e a respeito dos seus.
As mães aprendam com Maria o recato, a singeleza do espírito, a firmeza, a fidelidade perfeita, e a ouvir as propostas ousadas da Palavra de Deus.
Os filhos podem aprender com Jesus a obediência aos pais, mesmo sendo mais que eles! Eram menores que Ele em nobreza, virtudes, sabedoria e dons naturais; ainda assim obedecia-lhes serenamente e com eles aprendeu a crescer, a rezar, a amar e a ser adulto.
Os pobres aprendam da Sagrada Família a conservar a dignidade na pobreza e até na penúria.
Os nobres podem aprender com esta nobre família descendente do Rei David — e protectora do Rei dos reis — a agir com moderação no esplendor da sua fortuna.
Os operários e os que se irritam com as dificuldades da vida e da sua condição modesta, contemplem a família pobre de José e reconhecerão com orgulho que foi esta e não uma rica, a eleita para cuidar de encontrar o pão de cada dia para a boca do Salvador do mundo. Por fim, foi a uma família pobre que o Todo-poderoso obedeceu.
Erat subditus illis!

Sem comentários: