domingo, 12 de outubro de 2008

CAMINHAR COM TERESA!

TERESA FOI SEMPRE UMA MULHER EM CAMINHO. PRIMEIRO PERCORREU OS CAMINHOS DA FÉ PROCURANDO A DEUS. QUANDO O ENCONTROU PERCORREU OS CAMINHOS DE CASTELA E ANDALUZIA FUNDANDO OS SEUS CONVENTOS.
COM ELA APRENDAMOS A CAMINHAR PARA DEUS!
Nas abas da serrra de Gredos, em plena Castela, no dia 28 de Março de 1515 nasceu na cidade de Ávila (dos Cavalheiros) uma menina, a penúltima de onze irmãos. No baptismo puseram-lhe o nome de Teresa, contra a vontade de sua avó, pois então, como ainda hoje persite, nessa zona de Espanha, costumava-se dar aos recém-nascido o nome do santo do dia do nascimento, de forma que muitos são aqueles que celebravam o dia do seu "Santo" e não o dia do aniversário. A avozinha não concordava com tal escolha, pois então não havia nenhuma santa com esse nome. No entanto gracejou... "talvez esta seja a primeira santa com este nome"!
Aquela menina, no entanto, evidenciou ser a mais inteligente e agradável no realcionamento com os demais, tornando-se por isso a mais querida dos pais e a mais amada dos irmãos. No entanto, na precoce adolescência ficou tremendamente abalada com o falecimento de sua mãe. Seu pai, que no meio de tanto sofrimento, aumentado pela partida de todos os seus filhos varões, para o novo mundo, para a América, após o casamento de sua filha Maria, a mais velha das irmãs, não com pouco sofrimento, enviou a sua Teresinha para o convento de Nossa Senhora das Graças, das Agostinhas. Aquela jovem rapariga, talvez, não tenha gostado muito da opção de seu pai, mas, como os desígnios de Deus são insondáveis, asim se abriram os caminhos para a afirmação, e obra, de Teresa de Ahumada, a nossa Santa Teresa e Jesus.
De facto, embora tenha confessada não desejar ser religiosa (ela diz mesmo "ser inimiga de ser monja"), um belo dia bateu à portaria do Convento das Carmelitas do Convento da Encarnação, onde já se encontrava uma das suas amigas. A Encarnação é uma majestoso e imponente Convento, que albergava mais de cento e cinquenta religiosas, algumas, as mais ricas, com as suas aias, chegando ao ponto de algumas passarem fome; enquanto umas viviam na abundância outras passavam privações. No entanto, nem tudo era mau, pois havia um horário em que muito tempo era dedicado à oração. Quem quisesse ser santo podia sê-lo...
Mas este ambiente não entusiasmou Teresa de Ahumada, e ela mesmo, deixando-se conduzir pelo Espírito, decide criar um novo estilo de vida, aproveitando, certamente o que de bom encontrara na Encarnação, e substituindo por algo de novo o que a não a
convencia naquela forma de vida religiosa.
Levando consigo algumas das suas companheiras aventura-se na fundação do convento de São José de Ávila. Seriam poucas religiosas, inicialemnte 12, no máximo, para imitar o colégio apostólico, vivendo em estricta pobreza e em constante oração, e vivendo do fruto do seu trabalho, ainda que com muita alegria também aceitavam as esmolas que lhes iam chegando.
Para erguer o seu primeiro convento, muito ajudaram os amigos e familiares, com as ofertas que lhe enviavam das Américas.Foi inaugurado mo dia 24 de Agosto, dia de São Bartolomeu, do ano 1562. Mas a cidade de Ávila, por não concordar com a reforma por ela iniciada e por já exixtirem muito conventos na cidade quis destruí-lo! Mas como era obra de Deus, e com a ajuda dos amigos, a sua obra foi por diante.
Depois seguiu-se a fundação de Medina del Campo, e aí conhece aquele que viria a ser o seu braço direito na reforma dos Carmelitas Decalços, S. João da Cruz.
Embora, contrariando as determinações do Concílio de Trento, mas com o apoio de Bispos, dos Superiores da Ordem, mesmo do Núncio Apostólico, ela prossegue a sua obra fundacinal, praticamente nunca parando, com a excepção dos três anos em que foi colocada como Prioresa no Convento da Encarnação, precisamente aquele onde ela se fez religiosa. Fundou ao todo 17 conventos sendo o último o de Burgos, pouco tempo antes de falecer, em 1582.
Com Teresa de Jesus aprendamos a percorrer também os caminhos de Deus.

Sem comentários: