sábado, 18 de outubro de 2008

Os beatos Luís e Célia

Neste Dia Mundial das Missões, certamente, Santa Teresa do Menino Jesus Co-Padroeira das missões, estará feliz no Céu, porque na terra os homens podem contar com a intercessão de seus pais, os Beatos Luís e Célia, para proteger por todos os missionários.
Como anunciara o então prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, cardeal José Saraiva Martins, por ocasião do 150º aniversario do casamento de Luís Martin e Célia Guérin, pais de Santa Teresinha, no dia 12 de Julho, em Alençon (França), local onde os se consorciaram, em 13 de Julho de 1853 , hoje, dia 19 de Outubro, Dia Mundial das Missões, são beatificados na cidade de Lisieux.
Luís Martin de caracter contemplativo, nasceu em Bordéus, no dia 22 de Âgosto de 1823 e sempre sonhou ser monje cartuxo. No entanto não foi aceite porque não sabia latim! Então regressou a Alençon, onde vivia com os pais, e montou uma relojoaria.
Célia também quis ser religiosa, tentando entrar no mosteiro das visitandinas, mas a Superiora logo intuiu que aquela jovem não era chamada à vida religiosa.
Após o casamento permaneceram
convivendo como se fossem monjes, mas um confesssor convenceu Célia a ter filhos, e assim preparar almas para o céu. E o Senhor abençoou-a com numerosa prole, mas também com a dor da morte de alguns filhos ainda crianças. tendo sobrevivido cinco filhas que se fizeram religiosas entre as quais Santa Teresa do Menino Jesus e da Santa Face.
Luís e Célia viveram profundamente a espiritualidade do seu tempo, ou seja com os aspectos da vida quotidiana de uma família do século XIX. Ambos, no entanto, tinham uma particular preocupação em exercer a justiça e o respeito com os seus empregados, procurando igualmente auxiliar os pobres.
Unidos no amor, também estiveram unidos no sofrimento. Célia sofreu de câncer, que a vitimou, e Luís teve uma enfermedade cerebral que o obrigou a ser internado em psiquiatria.


As virtudes heróicas destes novos
Beatos foram reconhecidas em 26 de Março de 1994 por João Paulo II.
O milagre atribuído a Luís Martin e Célia Guérin foi a cura de uma criança italiana, Pietro Schiliro.
O menino curado havia nascido com uma má-formação dos pulmões, perante a qual os médicos concluiram que seria impossível a sobreviência. Um carmelita, o Pe. Antonio Sangalli, sugeriu então aos pais que fizessem uma novena aos pais de Santa Teresinha, que perderam 4 filhos em tenra idade, para obter a força de enfrentar o sofrimento. Mas a mãe foi mais longe e decidiu-se a pedir a cura de seu filho. E na verdade, ele é hoje uma criança em plena forma, tendo já peregrinado a Lisieux, com seus pais, para agradecer a Luis e Célia Martin.
Esta será a segunda vez nos últimos séculos em que a Igreja beatifica um casal. O primeiro casal foram os italianos Luigi Beltrame Quattrocchi e Maria Corsini, beatificados por João Paulo II, a 21 de Outubro de 2001.
Neste Dia Mundial das Missões, certamente, Santa Teresa do Menino Jesus, Co-Padroeira das missões, estará feliz no Céu, porque na terra os homens podem contar com a intercessão de seus pais, os Beatos Luís e Célia, para amparar todos os missionários.

Sem comentários: